Paciente de 67 anos vai ao consultório do cardiologista com queixa de episódios esporádicos de tontura há 3 meses. Realizado ECG de 12 derivações demonstrado abaixo.
N 25mm/S
Qual o diagnóstico eletrocardiográfico e as medidas a serem tomadas?
Trata-se de ritmo de BAV de 2º grau Mobitz I. Paciente deverá ser internado para implante de marcapasso, pelo risco de síncope.
Trata-se de ritmo sinusal, com BAV de 2º grau Mobitz II, bloqueio geralmente benigno que raramente causa sintomas. Um Holter deverá ser solicitado para correlacionar sintomas com o ECG.
Trata-se de ritmo sinusal, com BAV de 2º grau Mobitz I, bloqueio geralmente supra-hissiano, que raramente causa sintomas. Um Holter deverá ser solicitado para correlacionar sintomas com o ECG.
Trata-se de ritmo de BAV de 2º grau Mobitz II. Paciente deverá ser internado para implante de marcapasso, por ser bloqueio infra-hissiano.
Trata-se de ritmo sinusal, com pausas sinusais que ocorrem frequentemente em pacientes idosos, por disfunção do nó sinusal. Um Holter deverá ser solicitado para correlacionar os sintomas com as pausas ao ECG.