Os vírus que causam a Influenza A ( gripe A) e a AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida) contêm o material genético RNA e o usam como modelo para fazer mais RNA para virions descendentes. Os vírus de RNA instruem suas células hospedeiras a fabricarem um determinado tipo de enzima que não é encontrada na célula não infectada. Essa enzima, denominada RNA polimerase dependente de RNA, pode fazer uma cópia complementar de um modelo de RNAss ( fita simples senso). Os vírus causadores da gripe pertencem à família Ortomixoviridae. Nessa família existem três grupos de vírus: A, B e C. O tipo A é o mais comum. Esses vírus apresentam RNA fita simples senso negativo envelopados com duas proteínas, a hemaglutinina (HA) e a neuraminidase (NA). O vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana adquirida) também apresenta como material genético o RNA, mas pertencente à família Retroviridae. É um vírus RNA fita simples senso positivo. Os vírus HIV e o H1N1 são RNA vírus, mas somente o HIV é retrovírus.
A explicação para esse fato é:
Os retrovírus utilizam como modelo a enzima RNA polimerase enquanto que o vírus H1N1 utiliza a transcriptase reversa.
Os retrovírus são vírus de fita simples senso negativo e o H1N1 é um vírus de fita simples senso positivo envelopados.
Os retrovírus diferentemente dos vírus que causam influenza apresentam dentro do seu retículo endoplasmático rugoso a enzima transcriptase reversa.
Os retrovírus usam RNA como modelo para produzir DNA. Para isso utilizam uma enzima denominada transcriptase reversa, já o vírus H1N1 contém molécula de RNA polimerase dependente de RNA.
O vírus HIV é um RNA fita simples senso positivo, capaz de duplicar-se independente da célula hospedeira. Ao contrário, o vírus H1N1 necessita obrigatoriamente de uma célula hospedeira.