Texto I
Razão x consciência
Os valores humanos podem ser definidos como os princípios morais e éticos que conduzem a vida humana. Eles fazem parte da formação de sua consciência e da maneira como vivem e se relacionam na sociedade.
Muitas vezes queremos justificar nossas condutas como se fôssemos vítimas de algo ou alguém que nos impulsiona a agir impulsivamente. Pautamos em frases que só servem para nos direcionar à margem de uma sociedade mais harmônica. Frases, estas do tipo:
"Não levo desaforo pra casa."
"Assim nasci, assim vou ser."
E daí vai. Sempre buscamos razão para qualquer tipo de atitude. E a consciência, onde fica? Afinal, qual a diferença entre a consciência e a razão?
A razão sempre ocorre como uma justificativa para nossas atitudes, boas ou ruins. Agora, já a consciência é a sensatez em discernir se realmente certas atitudes carecem de razão. Por quê?
Conscientizar é refletir, é saber qual o melhor ato, é solucionar questões sem se prejudicar nem prejudicar o outro. É contar até dez... 100... 1000, se fizer necessário.
(Texto adaptado)
"Os valores humanos podem ser definidos como os princípios morais e éticos que conduzem à vida humana." Em relação à palavra destacada, é CORRETO afirmar que:
Está como conjunção explicativa.
Está como uma conjunção integrante.
Está como uma conjunção adverbial.
Está como um pronome relativo de uma oração adjetiva.