Os textos literários e os não literários possuem singularidades que os definem ou os caracterizam. Afirmar ou negar a existência de um desses textos implica conhecê-los nas suas nuances.
Nesse sentido, considerando os estudos sobre o assunto em análise, assinale a alternativa CORRETA.
O texto literário é constituído de elementos que podem ser considerados elementos distintos dos que constituem o não literário. Tais elementos têm a ver com a sua gramaticalidade. Isto é, no texto literário, o fonema, o morfema, a sintaxe, a estilística das palavras são totalmente diferentes da estrutura linguística utilizada nos não literários.
Num texto literário, é menos comum se encontrarem palavras figuradas que em textos de natureza não literária, visto que a figuração da linguagem remete a tipologias discursivas que não se adequam a contextos poéticos e ficcionais. O que, de fato, caracteriza um texto literário é sua densidade morfossintática, sua coerência poética e sua consistência tanto em termos ortográficos quanto em termos estéticos.
Os textos não literários seguramente poderiam ser compreendidos como organizações verbais nas quais a figuração da linguagem inexiste. Construir um texto não literário, considerando metáforas, metonímias, oxímoros, hipérboles, aliterações, anáforas, anacolutos, zeugmas é, no mínimo, tentar evidenciar a elegância do estilo do produtor, fazendo o leitor ter um nível de compreensão mais aguçado sobre a mensagem emitida.
É importante que produtores de textos, sejam eles literários ou não literários, tenham em suas produções, dois elementos constitutivos e essenciais ao processo de interlocução, a coerência e a coesão. Se, porventura, os produtores de textos ignorarem a relevância da coerência e da coesão, em de suas construções textuais, sejam escritas, sejam orais, o leitor sentirá certamente dificuldade no processo de interlocução.
Os textos literários são conhecidos como os melhores existentes em línguas neolatinas. No Ocidente, quando se comenta sobre tipologia textual, discurso, teoria do texto, teoria da leitura, ensino de literatura, conotação, denotação, tem-se como objetivo esclarecer as diferenças e semelhanças entre os textos literários e não literários ao mesmo tempo em que se quer evidenciar a superioridade do primeiro em relação ao segundo.