UNITAU Medicina 2010

Os textos abaixo, numerados de 1 a 5 referem-se a diversos Tratados. Identifique a única alternativa que apresenta, na sequência correta, os nomes dos Tratados que se relacionam com os textos:
I. Assinado entre Portugal e França. Estabelecia que o rio Oiapoque, no extremo norte da colônia, seria o limite de fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.
II. Assinado entre Portugal e Espanha. Estabelecia que a Espanha ficaria com a Colônia do Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões. Entretanto, a Espanha devolveria a Portugal terras que, nesse período, havia ocupado no atual Estado do Rio Grande do Sul. Foi considerado desvantajoso para os portugueses, que perdiam a Colônia do Sacramento e não recebiam quase nada em troca.
III. Assinado entre Portugal e Espanha. Estabelecia que a Colônia do Sacramento pertenceria aos espanhóis e que a região dos Sete Povos das Missões (que ocupava parte do atual Estado do Rio Grande do sul) pertenceria aos portugueses. O referido Tratado não pôde ser cumprido, pois jesuítas e índios guaranis dos aldeamentos dos Sete Povos das Missões não aceitaram o controle português. Houve violenta guerra (Guerra Guaranítica) contra a ocupação portuguesa. Diante dessa situação, Portugal também não entregou à Espanha a Colônia do Sacramento.
IV. Assinado entre Portugal e Espanha. Estabelecia que a Colônia do Sacramento pertenceria ao Brasil. Houve, porém, resistência dos espanhóis que lá moravam.
V. Assinado entre Portugal e Espanha. Estabelecia que a região dos Sete Povos das Missões ficaria com os portugueses e que a Colônia do Sacramento ficaria com os espanhóis.
Assinale a única afirmativa correta:
a
I – Primeiro Tratado de Utrecht (1713); II – Segundo Tratado de Utrecht (1715); III – Tratado de Madri (1750); IV – Tratado de Santo Ildefonso (1777); V – Tratado de Badajós (1801).
b
I – Tratado de Madri (1750); II – Tratado de Santo Ildefonso (1777); III – Primeiro Tratado de Utrecht (1713); IV – Segundo Tratado de Utrecht (1715); V – Tratado de Badajós (1801).
c
I – Primeiro Tratado de Utrecht (1713); II – Tratado de Santo Ildefonso (1777); III – Tratado de Madri (1750); IV – Segundo Tratado de Utrecht (1715); V – Tratado de Badajós (1801).
d
I – Tratado de Badajós (1801); II – Primeiro Tratado de Utrecht (1713); III – Tratado de Madri (1750); IV – Segundo Tratado de Utrecht (1715); V – Tratado de Santo Ildefonso (1777).
e
I – Primeiro Tratado de Utrecht (1713); II – Tratado de Santo Ildefonso (1777); III – Tratado de Badajós (1801); IV – Segundo Tratado de Utrecht (1715); V – Tratado de Madri (1750).
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar