Os textos a seguir são excertos de uma divergência científica em relação ao IPCC. Observe-os:
Ocorre que o IPCC não estuda nada: faz resenha de trabalhos publicados, adultera-os quando lhe convêm. A banda de música do IPCC é o filme do Al Gore, cuja exibição foi proibida na Inglaterra por decisão judicial, exceto se mencionar as inverdades que contêm.
José Carlos de Azevedo, Folha de São Paulo, 01 de julho de 2008.
As conclusões do IPCC não são baseadas somente em modelos matemáticos, mas também em observações da variabilidade e mudança do clima em diferentes escalas do tempo, da química e da dinâmica atmosférica e dos oceanos obtidas pela ciência da paleoclimatologia.
Jefferson C. Simões, Folha de São Paulo, 10 de julho de 2008.
A divergência está relacionada ao fato de que o IPCC:
divulgou estudos atribuindo a responsabilidade pelo aquecimento global ao CO2, tese aceita por uns e refutada por outros cientistas.
diagnosticou um aquecimento das águas do Pacífico, provocado por uma fenda no assoalho oceânico, fenômeno popularmente conhecido como el Nino.
isentou a emissão de poluentes atmosféricos na co-responsabilidade da alteração climática, vinculando tal aquecimento a fatores naturais e não antrópicos.
surpreendeu a comunidade científica ao anunciar que na realidade a Terra está adentrando em um processo de resfriamento global.
evidenciou um processo de deglaciação natural no planeta, responsável pelo derretimento das calotas polares.