Os textos a seguir são base para responder à questão 38.
Em todas as sociedades os indivíduos ocupam posições sociais, denominadas de status social, que implicam em direitos e deveres, bem como lhes dão maior ou menor destaque, prestígio e poder, caracterizados por um estilo de vida, sinalizado pela moradia, pelo consumo, pelo modo de vestir, pelo modo de falar e pela ocupação profissional.
GIDDENS, A. Sociologia. 4ª ed. Porto Alegre: Artemed, 2005. (Adaptado).
No início do mês de junho de 2017 uma escola particular do Rio Grande do Sul promoveu uma festa para seus alunos do terceiro ano do Ensino Médio com a temática “Se nada der certo”. Na referida festa os alunos se fantasiaram com roupas que faziam referência a determinadas profissões como faxineiro, mecânico, entregador de jornal, atendente de supermercado e empregadas domésticas, além de fantasias como “ladrão” e “mendigo”, como “alternativas” para os planos originais de carreira, caso não sejam aprovados no vestibular.
Disponível em http: www.jornaisvirtuais.com.br
A partir da definição de status social apresentada no primeiro texto, pode-se afirmar que o tema da festa, “Se nada der certo”, retratada no segundo texto, reflete que as ocupações profissionais apresentam valores diferenciados,
atribuídos socialmente, levando algumas profissões a serem mais almejadas do que outras.
determinados culturalmente pelas minorias étnicas que se sobressaem quando comparadas com os demais grupos sociais.
repassados naturalmente através do processo de socialização que se desenvolve no ambiente familiar.
defendidos oficialmente pela instituição escolar, implicando numa sociedade mais igualitária.
produzidos formalmente pela sociedade contemporânea, que desconsidera a história das profissões.