Os tentilhões de Galápagos são os pássaros mais associados à teoria da seleção natural. Entretanto, Charles Darwin também se deteve em outra ave — o cucuve (Mimus sp.). Em Galápagos, existem quatro espécies do pássaro, todas endêmicas do arquipélago. Nas quatro semanas em que Darwin analisou a fauna e flora de Galápagos, observou que os cucuves da ilha de São Cristóvão não tinham os mesmos hábitos daqueles da ilha Floreana e algumas características físicas, como o formato dos bicos, também variavam.
(LOUBACK, 2013, p. 26-27).
Uma análise do relato apresentado em uma abordagem evolutiva permite considerar que
o processo evolutivo exige separação geográfica, como verificado em Galápagos, para se efetivar.
as variações no formato dos bicos de aves representam características que propiciaram radiação adaptativa no Arquipélago.
as espécies de cucuves das ilhas Floreana e de São Cristóvão, devido à sua endemicidade, não possuem um ancestral comum.
as observações em ambientes restritos, como ilhas, refutam a necessidade do método comparativo na elucidação de relações filogenéticas.
os espécimes de Mimus que apresentam inovações constituem uma evidência de que o processo evolutivo ocorre no nível do indivíduo, e não da população.