Os sistemas adesivos convencionais são aqueles que empregam o passo operatório de condicionamento da superfície dentária separadamente dos demais passos.
Em relação aos sistemas adesivos convencionais, assinale a alternativa correta.
O tempo de aplicação do ácido recomendado em esmalte é de 15 segundos, enquanto em dentina é de 5 segundos.
Em dentina, a secagem deve remover qualquer resquício de umidade e, para isso, um jato de ar por 10 segundos ou a utilização de papel absorvente são meios eficazes.
Em esmalte, a secagem deve ser moderada, já que um pouco de umidade é necessário para manter as fibras colágenas em expansão.
Os dentes decíduos têm esmalte aprismático desgastado, sendo mais solúveis em meio ácido; portanto, tempo menor é suficiente para a obtenção do condicionamento ácido adequado.
O condicionamento ácido realizado separadamente das demais etapas remove totalmente a smear layer, aumentando a permeabilidade do substrato dentário.