Os seres vivos são classificados em grandes cinco reinos: Plantae, reino representado pelas algas multicelulares e plantas terrestres; Fungi, composto por organismos unicelulares heterótrofos; Animalia, representado por seres eucariontes multicelulares; Monera, reino composto por organismos procariontes, representado pelas bactérias e cianobactérias; Protista, reino composto por organismo unicelular eucarionte, incluindo neste grupo os protozoários e as algas unicelulares.
Sobre a evolução e classificação dos seres vivos, analise as alternativas seguintes e marque a correta:
Uma das hipóteses de ancestralidade mostra que os reinos Plantae, Fungi, Animália e Monera são derivados do reino Protista.
Programas de computador são utilizados para gerar cladogramas, que ilustram a hierarquia e propõem hipóteses de parentesco evolutivo entre os reinos.
A absorção de nutriente entre os diferentes reinos dos seres vivos se dá de duas formas diferentes: fotossíntese e ingestão.
O reino Plantae é capaz de absorver nutrientes pela fotossíntese e pela absorção, assim como ocorre no reino Fungi.
A diversificação do grupo dos seres procariontes pode ser justificada a partir da linhagem eucariótica, que surgiu pelos eventos de endossimbiose.