Os seres humanos são homeotérmicos por natureza, isto é, possuem a temperatura de seu organismo sempre constante, em torno de 37ºC, podendo ter pequenas variações nesse número (de 0,2ºC a 0,4ºC). Então, quando há uma queda muito drástica da temperatura corporal, é preciso ficar atento aos sintomas, uma vez que pode ser hipotermia, que é quando a temperatura central do corpo cai abaixo de 35ºC. É considerada como temperatura central a temperatura do coração, pulmão, encéfalo e órgãos esplâncnicos. Quando a hipotermia não é tratada rapidamente, pode haver algumas complicações, inclusive a morte. A doença pode ser classificada em três etapas: (1) A primeira etapa ocorre quando a temperatura corporal cai entre 1 e 2 graus. Nesse caso, a pessoa tem arrepios, a respiração fica mais rápida e as mãos dormentes, impedindo-a de fazer tarefas cotidianas. (2) Na segunda etapa, a temperatura corporal se reduz em 2 a 5 graus. Os arrepios são mais intensos, os movimentos ficam mais lentos e as extremidades do corpo ficam com um tom azulado. Apesar de estar consciente, a pessoa fica confusa. (3) Nessa última etapa, os arrepios cessam e surgem sinais de amnésia. O pulso cardíaco e a respiração diminuem, o que prejudica na atividade celular do indivíduo e acaba causando a morte clínica do paciente.
Considere que cientistas estão realizando experimentos para entender melhor a hipotermia, e, para isso, irão utilizar um voluntário de 90,0 kg, que será colocado em uma banheira com 200 L de água e 10,0 kg de gelo, ambos à 0,00 ºC. O calor específico da água e o calor latente de fusão da água são, respectivamente, 4190 J/kg.K, e 333 kJ/kg. O calor específico do corpo humano é de aproximadamente 3500 J/kg.K. A densidade da água é de 1000 kg/m3 .
Disponível em: https://consultaremedios.com.br. Acesso em: 22/07/2017.
Considere o sistema termicamente isolado, mas que um calor adicional negativo de Q = -3,0.107 J seja acrescentado nesse sistema, representado a energia das células do corpo humano que trabalham para não deixar que a temperatura se distancie dos 37,0 °C.
Sendo assim, a temperatura final do voluntário é de, aproximadamente,
7°C, que consiste na última etapa da hipotermia.
15°C, que consiste na última etapa da hipotermia.
20°C, que consiste na última etapa da hipotermia.
32°C, que consiste na segunda etapa da hipotermia.
37°C, já que energia adicional foi suficiente para evitar a hipotermia.