Os séculos XVIII e XIX viram o surgimento de duas Revoluções Industriais, que propiciaram profundas transformações sociais, políticas e econômicas no continente europeu.
Entre as transformações políticas ocorridas no século XIX, na Europa, são frutos desse processo histórico:
a Revolução Inglesa, que, ao criar condições de ascensão do Terceiro Estado, abriu caminho para dominação imperialista da Ásia.
as conquistas napoleônicas, que levaram para toda a Europa os ideais revolucionários e que trouxeram desenvolvimento econômico para todas as regiões ainda sob domínio feudal.
a Primavera dos Povos, enquanto processo revolucionário que espalhou os ideais comunistas em vários países europeus com desenvolvimento da indústria pesada e ascensão do proletariado, derrubando os antigos paradigmas absolutistas.
a unificação italiana e alemã, levada a efeito pelos interesses da burguesia industrial em competir no mercado externo, com um pano de fundo nacionalista.
a unificação da França e da Itália, após a era napoleônica, uma vez que o desenvolvimento industrial desses países foi resultado dos investimentos feitos pelo imperador francês durante seu reinado, com apoio da burguesia industrial.