UNISC Medicina 2012/2

Os Sapos

Manuel Bandeira

 

Enfunando os papos,

Saem da penumbra,

Aos pulos, os sapos.

A luz os deslumbra.

........................................

O sapo-tanoeiro*,

Parnasiano aguado,

Diz: — “Meu cancioneiro

É bem martelado.

........................................

Brada em um assomo

O sapo-tanoeiro:

— “A grande arte é como

Lavor de joalheiro.

........................................

Longe dessa grita,

Lá onde mais densa

A noite infinita

Verte a sombra imensa;

 

Lá, fugido ao mundo,

Sem glória, sem fé,

No perau profundo

E solitário, é

 

Que soluças tu,

Transido de frio,

Sapo-cururu**

Da beira do rio...

 

*sapo-tanoeiro: também conhecido como tanoeiro, é o mesmo sapo-martelo ou sapo-ferreiro, cujo canto grave e forte originou os nomes populares. 

**sapo-cururu: anfíbios de pele áspera e seca, com muitas verrugas e grandes glândulas de veneno situadas atrás dos olhos, introduzidos em alguns países para o controle de pragas. 

 

Profissão de fé

Olavo Bilac

 

........................................

Invejo o ourives* quando escrevo:

Imito o amor

Com que ele, em ouro, o alto relevo

Faz de uma flor.

 

Imito-o. E, pois, nem de Carrara**

A pedra firo:

O alvo cristal, a pedra rara,

O ônix prefiro.

 

Por isso, corre, por servir-me,

Sobre o papel

A pena, como em prata firme

Corre o cinzel.***

 

Corre; desenha, enfeita a imagem,

Aideia veste:

Cinge-lhe ao corpo a ampla roupagem

Azul-celeste.

 

Torce, aprimora, alteia, lima

A frase; e, enfim,

No verso de ouro engasta a rima,

Como um rubim.

 

Quero que a estrofe cristalina,

Dobrada ao jeito

Do ourives, saia da oficina

Sem um defeito:

........................................

 

*ourives: artífice em metais preciosos, como ouro, prata etc. 

**Carrara: em uma relação metonímica, a região da Itália de Carrara, na Toscana, que produz mármore, está sendo tomada pela própria pedra. 

***cinzel: instrumento com lâmina de metal usado para entalhar, esculpir, cortar ou gravar materiais duros. 

I-O discurso do sapo-tanoeiro, revelado no poema de Manuel Bandeira, pode ser aproximado do procedimento estético parnasiano, que exalta e valoriza o seu fazer, preocupando-se, principalmente, com aspectos relativos à forma.
II- O sapo-cururu, à maneira do espírito modernista de Manuel Bandeira, expõe a subjetividade do poeta, que confessa aspectos pessoais com espontâneo despojamento.
III- A oposição entre claro e escuro, no poema “Os sapos”, reforça a oposição entre parnasianos e modernistas: os primeiros objetivando a perfeição ideal e o deslumbramento, e os segundos, a simplicidade e o isolamento. 

Assinale a alternativa correta. 

a

Somente as afirmativas I e II estão corretas.

b

Somente as afirmativas I e III estão corretas.

c

Somente as afirmativas II e III estão corretas.

d

Nenhuma afirmativa está correta.

e

Todas as afirmativas estão corretas.

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E
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