Os rios europeus são numerosos, muito utilizados para navegação e também como fonte de energia. Os seus principais centros dispersores correspondem aos Alpes, aos Pirineus e ao Planalto de Valdai (planalto russo). Os grandes rios europeus percorrem, em geral, a faixa de planícies que se estende entre a França e a Rússia. Os comerciantes serviram-se desses rios e de seus vales para criar uma rede de rotas através do continente.
Sobre os rios europeus, assinale a opção correta.
O Rio Pó atravessa a Suíça, a Alemanha, a França e os Países Baixos. É a principal via fluvial de navegação francesa, voltada para o Mar Mediterrâneo.
O rio Danúbio nasce nos Alpes e tem foz no Mar do Norte. Por meio do Vale Renano, os comerciantes italianos atingiram a Europa, atravessando os vales que cortam os Alpes.
O rio Volga, economicamente, é o mais importante rio europeu, pois, além de cortar vários centros agrícolas e industriais, é utilizado para a navegação. Nasce nos Alpes Suíços e deságua no Mar do Norte.
Os rios Ródano, Sena e Garona, na França, também desenvolveram eixos de intercâmbio. A cidade de Lion conectou-se ao porto de Marselha através do Ródano. No rio Sena, prosperou Paris; e no Garona, prosperaram Bordéus e Toulouse.
O rio Reno nasce no leste dos Alpes e forma a larga planície da Hungria, cercada por imponentes cordilheiras. Esse rio é conhecido como “estrada do Sudeste europeu” e suas margens desenvolveram-se Viena, Bratislava, Buda e Pest, Belgrado.