"Os répteis e os anfíbios são animais pecilotérmicos com grande importância para o equilíbrio ambiental, mas infelizmente a maioria das pessoas desconhece isso e em razão de crendices e superstições matam muitos desses animais. Por serem animais que não se movimentam e nem se deslocam muito, eles se tornam vulneráveis a qualquer mudança em seu hábitat, e, além disso, os anfíbios, por apresentarem a pele permeável, são extremamente sensíveis a substâncias tóxicas e poluentes, tanto do ar quanto da água. Por serem extremamente sensíveis a perturbações no ambiente, eles são considerados bioindicadores da qualidade ambiental.".
Adaptado de: http://www.mma.gov.br/biodiversidade
Com base no texto e nas características dos grupos de vertebrados, analise as assertivas e marque a correta:
A redução antrópica de florestas é uma das ações que mais influenciam na diminuição do número dessas espécies, pois significa redução da água, um recurso particularmente importante para os anfíbios e répteis, na qual a maioria depende dela para manter seu ciclo de reprodução.
Se ocorrer diminuição induzida pela ação do homem nas espécies os répteis e os anfíbios, o desequilíbrio ambiental poderá suceder porque as serpentes controlam a população de ratos, e os anfíbios e lagartos se alimentam de uma grande variedade de insetos e outros artrópodes. A redução na sua população afeta consideravelmente a estrutura trófica das comunidades.
O fato de serem pecilotérmicos une os dois grupos animais, a partir da dependência do ambiente aquoso e por serem muito suscetíveis a variações climáticas o que pode fazer com que ambas as populações sejam afetadas com o aumento da temperatura.
Tanto os répteis quanto os anfíbios têm sofrido com a biopirataria, o que influencia na diminuição do número total de espécies, mas, como pertencem a grupos muito biodiversos, essa redução não interfere tão negativamente no equilíbrio ambiental.
Muitas espécies de répteis e anfíbios apresentam importância econômica, pois possuem secreções em sua pele com funções de proteção, como o muco, rico em substâncias químicas variadas, visado para estudos de novos compostos farmacológicos.