Os primeiros anos da Nova República no Brasil caracterizaram-se não apenas pelo retorno da democracia política no país, mas também por grandes dificuldades econômicas, dentre elas o problema da inflação. O Plano Real, implementado no final do governo Itamar Franco (1992-1994), conseguiu solucionar esse grave problema, dando início a um novo período de estabilidade econômica.
Em relação às principais medidas adotadas, podemos afirmar que esse Plano
teve como base o congelamento dos preços dos bens de consumo e dos salários, bem como o confisco dos depósitos em caderneta de poupança em todo o país.
fundamentou-se na paridade fixa entre o dólar e a nova moeda, o real, na qual cada real equivalia a um dólar; além disso, intensificou a abertura da economia brasileira ao mercado exterior, aumentando as importações.
procurou diminuir as importações e, com isso, estimular a produção industrial brasileira, aumentando a oferta de produtos internamente; além disso, promoveu paridade fixa entre o dólar e o real, na base de um real valendo um dólar.
estabeleceu o congelamento dos preços e salários, bem como uma política de redução dos juros da economia, a fim de baixar os impostos e incentivar a produção de bens de consumo internamente.
promoveu a redução dos gastos públicos e a queda dos impostos, bem como dificultou as importações de bens de consumo, a fim de incentivar a produção nacional e, com isso, derrubar a inflação.