Os positivistas lógicos defendiam que a ciência nos proporciona todo o conhecimento necessário, e que a metafísica era literalmente um absurdo. O referido positivismo pode ser considerado o movimento filosófico do século XX. Foi uma tentativa de dispensar a metafísica e substituí-la por uma filosofia de base científica. Em termos gerais, são considerados argumentos do positivismo, EXCETO:
Uma proposição é verificável se é uma proposição empírica ou uma proposição da qual pode ser deduzida uma proposição empírica.
Considerando que as proposições da metafísica não são nem verificáveis, nem tautológicas, elas são literalmente insignificantes.
A proposição é formalmente significativa só quando é verdadeira, em virtude da definição de seus termos – isto é, se ela for tautológica.
Uma proposição é significativa quando é verificada, no sentido de que a proposição possa ser julgada provável a partir do pensamento lógico.
Considerando que as proposições teológicas, éticas e estéticas não cumprem as condições, também são insignificantes em termos de conhecimento.