ENEM 2018

Os portos sempre foram respostas ao comércio praticado em grande volume, que se dá via marítima, lacustre e fluvial, e sofreram adaptações, ou modernizações, de acordo com um conjunto de fatores que vão desde a sua localização privilegiada frente a extensas hinterlândias, passando por sua conectividade
com modernas redes de transportes que garantam acessibilidade, associados, no atual momento, à tecnologia, que os transformam em pontas de lança de uma economia globalizada que comprime o tempo em nome da produtividade e da competitividade.

ROCHA NETO, J. M.; CRAVIDÃO, F. D. Portos no contexto do meio técnico. Mercator, n. 2, maio-ago. 2014 (adaptado)

Uma mudança que permitiu aos portos adequarem-se às novas necessidades comerciais apontadas no texto foi a

a
intensificação do uso de contêineres.
b
compactação das áreas de estocagem.
c
burocratização dos serviços de alfândega.
d
redução da profundidade dos atracadouros.
e
superação da especialização dos cargueiros.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Tempo médio
1 min

Resolução

Passo a passo da solução:

  1. Leitura e compreensão do texto-base: O texto descreve a importância histórica dos portos para o comércio de grande volume e como eles se modernizaram. Fatores chave dessa modernização incluem localização, conectividade com redes de transporte, tecnologia e a necessidade de produtividade e competitividade na economia globalizada, que exige agilidade ("comprime o tempo").

  2. Análise do comando da questão: A questão pede para identificar UMA mudança específica que permitiu aos portos se adaptarem às novas necessidades comerciais descritas no texto.

  3. Avaliação da Alternativa A (intensificação do uso de contêineres): A conteinerização é uma inovação tecnológica fundamental no transporte marítimo. Ela padroniza o transporte de cargas diversas, agiliza enormemente as operações de carga e descarga (reduzindo o tempo de permanência dos navios no porto), facilita a integração com outros modais de transporte (rodoviário, ferroviário), aumenta a segurança da carga e reduz custos. Isso se alinha diretamente com as necessidades de adaptação mencionadas no texto: uso de tecnologia, aumento da produtividade, competitividade e compressão do tempo no contexto da globalização e do comércio de grande volume.

  4. Avaliação da Alternativa B (compactação das áreas de estocagem): Embora a eficiência no uso do espaço seja importante, a modernização portuária geralmente envolve a *expansão* e *reorganização* das áreas de estocagem (pátios de contêineres) para lidar com o aumento do volume e a logística complexa dos contêineres. A simples "compactação" não é a principal mudança adaptativa; a otimização do fluxo e da organização do espaço, muitas vezes ampliado, é mais relevante.

  5. Avaliação da Alternativa C (burocratização dos serviços de alfândega): A burocratização representa um aumento da complexidade e lentidão dos processos. Isso é o oposto do que a economia globalizada exige (agilidade, produtividade, compressão do tempo). A modernização portuária busca, na verdade, a *desburocratização* e agilização dos trâmites alfandegários, muitas vezes por meio de sistemas digitais.

  6. Avaliação da Alternativa D (redução da profundidade dos atracadouros): Os navios modernos, especialmente os porta-contêineres que viabilizam o comércio em grande volume, são cada vez maiores e exigem maior calado (profundidade). Portanto, a modernização dos portos frequentemente envolve o *aumento* da profundidade dos canais de acesso e dos atracadouros (dragagem) para receber essas embarcações maiores, e não a redução.

  7. Avaliação da Alternativa E (superação da especialização dos cargueiros): O transporte marítimo moderno é caracterizado por uma *alta* especialização dos navios (porta-contêineres, graneleiros, petroleiros, navios Ro-Ro, etc.) para otimizar o transporte de diferentes tipos de carga. A conteinerização, embora versátil para carga geral, é em si uma forma de especialização. Falar em "superação da especialização" não reflete a realidade da modernização naval e portuária.

  8. Conclusão: A intensificação do uso de contêineres (Alternativa A) é a mudança que melhor representa a adaptação tecnológica e logística dos portos às demandas da economia globalizada descritas no texto, promovendo eficiência, rapidez e competitividade.

Dicas

expand_more
Pense em qual inovação permitiu padronizar e acelerar radicalmente a movimentação de mercadorias diversas nos portos.
Considere como a tecnologia pode aumentar a produtividade e reduzir o tempo das operações portuárias.
Relacione as necessidades de um comércio globalizado (grande volume, rapidez) com as características das opções.

Erros Comuns

expand_more
Interpretar "compactação" (opção B) como sinônimo de eficiência, sem considerar a necessidade de grandes áreas para pátios de contêineres.
Associar modernização a processos mais complexos, confundindo com "burocratização" (opção C), quando na verdade busca-se a agilização.
Desconhecer que navios maiores (modernos) exigem maior profundidade (opção D).
Pensar que a versatilidade do contêiner significa o fim da especialização dos navios (opção E), quando na verdade o porta-contêiner é um tipo especializado de navio.
Revisão

Revisão de Conceitos:

  • Porto: Infraestrutura localizada à beira de oceanos, mares, rios ou lagos, destinada à atracação de embarcações para carga e descarga de mercadorias e/ou embarque e desembarque de passageiros.
  • Hinterlândia (Hinterland): Área de influência econômica de um porto, de onde provêm ou para onde se destinam as mercadorias movimentadas por ele.
  • Conectividade: Grau de ligação de um porto com suas hinterlândias e com outras regiões, por meio de redes de transporte (rodovias, ferrovias, hidrovias).
  • Globalização: Processo de intensificação das trocas (econômicas, culturais, sociais) em escala mundial, impulsionado por avanços tecnológicos nos transportes e comunicações.
  • Conteinerização: Padronização do transporte de cargas por meio de contêineres (caixas metálicas de tamanhos padronizados), que revolucionou a logística ao agilizar o transbordo entre modais e as operações portuárias.
  • Produtividade e Competitividade: Conceitos econômicos essenciais na globalização. Produtividade refere-se à eficiência na produção ou movimentação de bens/serviços. Competitividade é a capacidade de concorrer em um mercado, muitas vezes ligada a custos e eficiência.
32%
Taxa de acerto
12.2
Média de pontos TRI
Habilidade

Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Débora Adelina
O que mais gostei foi a forma como a plataforma seleciona matérias em que tenho mais dificuldade, ajudando a focar no que realmente preciso de atenção. Ainda não consegui minha aprovação, mas contarei com a AIO por mais um ano pois a plataforma me aproximou desse objetivo tornando meus estudos mais direcionados!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar