Os plastídios são organelas encontradas exclusivamente nas células vegetais. Os mais comuns e de maior importância biológica são os cloroplastos que, juntamente com as mitocôndrias, constituem a engrenagem bioquímica encarregada de realizar as transformações energéticas necessárias para manter as funções das células. Os cloroplastos utilizam a energia eletromagnética derivada da luz solar e convertem-na em energia química por meio de um processo denominado fotossíntese. Ao utilizar essa energia somada ao CO2 atmosférico, os cloroplastos sintetizam diversos tipos de moléculas, algumas das quais servem de alimento para as próprias plantas e para os organismos heterótrofos herbívoros.
De Robertis, E.M.F. Biologia celular e molecular. 16.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017 (adaptado).
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Os cloroplastos caracterizam-se por ter pigmentos (clorofilas, carotenoides) e, neles, ocorre a fotossíntese. Por meio desse processo, produzem oxigênio e também a maior parte da energia química utilizada pelos organismos vivos; ou seja, a vida é mantida graças aos cloroplastos.
PORQUE
II. Se não existissem os plastídios, não haveria plantas nem animais, pois os animais se alimentam do que é produzido pelos vegetais. Desse modo, pode-se dizer que cada molécula de oxigênio usada na respiração e cada átomo de carbono presente em nossos corpos passaram alguma vez por um cloroplasto.
Marque a acertiva correta.
As duas asserções são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
As duas asserções são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas asserções são falsas.