UFRGS 2014

Os Parques Eólicos de Osório, localizados no município gaúcho de mesmo nome, formam o maior complexo gerador de energia a partir do vento da América Latina. Com 150 megawatts de energia instalada, um dos destaques do empreendimento é produzir energia limpa e renovável, sem emissões de dióxido de carbono (CO₂), um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/ infraestrutura/2011/12/parque-eolico-de- osorio-rs-e-o-maior-da-america-latina>. Acesso em: 28 maio 2014.

Considerando que o prefixo mega significa um fator de um milhão de vezes, a quantidade de energia instalada nos Parques Eólicos de Osório expressa em watts é
a
150. 10¹⁰.
b
150. 10⁸.
c
150. 10⁶.
d
1,5. 10⁹
e
1,5. 10⁸
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E

Resolução

Para converter 150 megawatts (MW) em watts (W) basta lembrar que o prefixo mega corresponde a \(10^{6}\).

\[ 150\,\text{MW}=150\times10^{6}\,\text{W} \] Para escrever em notação científica, deslocamos a vírgula para que o coeficiente fique entre 1 e 10: \[ 150\times10^{6}=1{,}5\times10^{2}\times10^{6}=1{,}5\times10^{8}\,\text{W}. \] Portanto, a quantidade de energia instalada, em watts, é \(1,5\times10^{8}\,\text{W}\). O item correto é a alternativa E.

Dicas

expand_more
Mega (M) significa 1 000 000.
Multiplique 150 por 10^6.
Coloque o resultado em notação científica (coeficiente entre 1 e 10).

Erros Comuns

expand_more
Esquecer que mega é 10^6 e usar 10^9.
Não ajustar o número 150 para 1,5 na notação científica.
Confundir watts (W) com watt-hora (Wh).
Revisão
  • Prefixos do Sistema Internacional (SI) – indicam potências de dez. O prefixo mega (M) vale \(10^{6}\).
  • Notação científica – forma \(a\times10^{n}\) com \(1\le a<10\) e \(n\in\mathbb Z\).
  • Conversões de unidades de potência – 1 MW = \(10^{6}\) W.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Débora Adelina
O que mais gostei foi a forma como a plataforma seleciona matérias em que tenho mais dificuldade, ajudando a focar no que realmente preciso de atenção. Ainda não consegui minha aprovação, mas contarei com a AIO por mais um ano pois a plataforma me aproximou desse objetivo tornando meus estudos mais direcionados!
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar