UNESP 2017/1

Os parnasianos brasileiros se distinguem dos românticos pela atenuação da subjetividade e do sentimentalismo, pela ausência quase completa de interesse político no contexto da obra e pelo cuidado da escrita, aspirando a uma expressão de tipo plástico.

(Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)

 

A referida “atenuação da subjetividade e do sentimentalismo” está bem exemplificada na seguinte estrofe do poeta parnasiano Alberto de Oliveira (1859-1937):

a

Quando em meu peito rebentar-se a fibra,

Que o espírito enlaça à dor vivente,

Não derramem por mim nem uma lágrima

Em pálpebra demente.

b

Erguido em negro mármor luzidio,

Portas fechadas, num mistério enorme,

Numa terra de reis, mudo e sombrio,

Sono de lendas um palácio dorme.

c

Eu vi-a e minha alma antes de vê-la

Sonhara-a linda como agora a vi;

Nos puros olhos e na face bela,

Dos meus sonhos a virgem conheci.

d

Longe da pátria, sob um céu diverso

Onde o sol como aqui tanto não arde,

Chorei saudades do meu lar querido

– Ave sem ninho que suspira à tarde. –

e

Eu morro qual nas mãos da cozinheira

O marreco piando na agonia…

Como o cisne de outrora… que gemendo

Entre os hinos de amor se enternecia.

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Resposta
B

Resolução

A questão pede para identificar a estrofe do poeta parnasiano Alberto de Oliveira que melhor exemplifica a "atenuação da subjetividade e do sentimentalismo", característica central do Parnasianismo, conforme descrito por Antonio Candido.

Análise da definição: O texto introdutório destaca que os parnasianos se diferenciam dos românticos pela diminuição (atenuação) da expressão de sentimentos pessoais (subjetividade, sentimentalismo) e pelo foco na forma e na descrição objetiva, quase visual ("expressão de tipo plástico").

Análise das opções:

  • Opção A: Expressa sentimentos sobre a própria morte ("meu peito", "dor vivente", "não derramem por mim nem uma lágrima"). É subjetiva e sentimental. (Autor: Fagundes Varela - Romantismo)
  • Opção B: Descreve um palácio de forma impessoal e visual ("Erguido em negro mármor luzidio", "Portas fechadas", "mudo e sombrio"). O foco está no objeto descrito, não nos sentimentos do eu lírico. Esta estrofe demonstra a objetividade e o descritivismo parnasianos.
  • Opção C: Revela a visão e os sentimentos do eu lírico em relação a uma mulher amada ("Eu vi-a", "minha alma", "Sonhara-a linda", "Dos meus sonhos a virgem"). É marcadamente subjetiva e sentimental. (Autor: Casimiro de Abreu - Romantismo)
  • Opção D: Expressa a saudade da pátria e do lar ("Longe da pátria", "Chorei saudades do meu lar querido"). É um claro exemplo de sentimentalismo e subjetividade. (Autor: Gonçalves Dias - Romantismo)
  • Opção E: Compara a própria morte à agonia de um animal, expressando sofrimento pessoal ("Eu morro", "agonia", "gemendo", "enternecia"). É subjetiva e sentimental. (Autor: Álvares de Azevedo - Romantismo)

Conclusão: A estrofe da opção B é a única que se alinha com a característica parnasiana de atenuar a subjetividade e o sentimentalismo, privilegiando a descrição objetiva e a impessoalidade. As demais opções apresentam forte carga subjetiva e sentimental, típicas do Romantismo.

Dicas

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Releia a definição de Antonio Candido: o Parnasianismo busca diminuir a expressão de sentimentos pessoais.
Procure a estrofe que se concentra em descrever algo externo (um lugar, um objeto) sem dizer "eu sinto" ou "eu acho".
Qual estrofe se parece mais com uma pintura ou fotografia em palavras, focada nos detalhes visuais?

Erros Comuns

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Confundir a descrição de um cenário sombrio (Opção B) com a expressão de sentimentos de tristeza do poeta.
Não compreender o significado de "atenuação da subjetividade", escolhendo uma opção que, embora poética, seja carregada de emoção pessoal (como A, C, D ou E).
Achar que qualquer poema de um autor parnasiano como Alberto de Oliveira automaticamente exemplificará todas as características do movimento (embora neste caso a opção correta seja dele, a análise deve focar no conteúdo da estrofe).
Desconhecer as características básicas que diferenciam o Parnasianismo do Romantismo.
Revisão

O Parnasianismo foi um movimento literário que surgiu na França na segunda metade do século XIX, em reação ao subjetivismo e sentimentalismo do Romantismo. No Brasil, teve seu apogeu entre as décadas de 1880 e 1890, com destaque para a "tríade parnasiana": Olavo Bilac, Raimundo Correia e Alberto de Oliveira.

Principais características:

  • Objetividade e Impessoalidade: Busca por uma poesia distanciada das emoções pessoais do poeta.
  • Culto à Forma: Rigor métrico, preferência por sonetos, rimas ricas, vocabulário preciso e raro.
  • Descritivismo: Ênfase na descrição detalhada de objetos, cenas, obras de arte (inspiração "plástica").
  • "Arte pela Arte": A poesia vale por si mesma, por sua beleza formal, sem necessariamente ter função social, política ou sentimental.
  • Temas Clássicos: Frequente retomada de temas e referências da Antiguidade greco-romana.

Essas características contrastam fortemente com o Romantismo, que valorizava a liberdade formal, a expressão do eu, o sentimentalismo exacerbado, o nacionalismo e, por vezes, o engajamento social.

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