Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática têm como finalidade fornecer elementos para ampliar o debate nacional sobre o ensino dessa área do conhecimento, socializar informações e resultados de pesquisa, levando-os ao conjunto dos professores brasileiros. A respeito dos PCNs-Matemática, assinale a alternativa INCORRETA.
Para sanar os problemas que dificultam a aprendizagem dos alunos, cabe ao professor identificar os alunos que estão munidos de uma bagagem razoável de conhecimentos lógicos e matemáticos.
O professor deve explorar o potencial crescente de abstração dos alunos, fazendo com que eles descubram regularidades e propriedades numéricas, geométricas e métricas.
O professor deve evitar o uso de recursos tecnológicos como instrumentos para a realização de algumas tarefas, pois eles impedem a compreensão de conceitos, visto que essa ferramenta torna tais tarefas mecânicas e apresentam respostas prontas.
O professor, ao motivar suas aulas com situações do cotidiano que promovam reflexões e análise, possibilitará o desenvolvimento do pensamento indutivo/dedutivo.
Para romper a forma linear e hierarquizada que tradicionalmente se encontra na organização do ensino da Matemática, o professor pode traçar seu planejamento promovendo conexões entre os conteúdos matemáticos e em consonância com os eixos temáticos das outras áreas do currículo e com os temas transversais.
Para responder corretamente a questão, é necessário compreender os objetivos e recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de Matemática. Os PCNs defendem a integração de tecnologias no ensino, a contextualização dos conteúdos matemáticos e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos alunos, em oposição a práticas exclusivamente mecânicas e desconectadas do cotidiano e de outras áreas do conhecimento.
Reflita sobre o papel que a tecnologia desempenha no ensino moderno.
Considere se os PCNs sugerem um ensino de Matemática conectado ou isolado de outras áreas do conhecimento.
Pense sobre as estratégias de ensino que promovem o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos.
Assumir que o ensino deve ser focado apenas nos alunos que já têm conhecimento prévio, quando os PCNs enfatizam a inclusão de todos os alunos no processo de aprendizagem.
Confundir a utilização de tecnologia como um obstáculo ao entendimento, quando na verdade os PCNs a consideram uma ferramenta valiosa para o ensino.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática orientam os professores sobre as melhores práticas de ensino, ressaltando a importância da contextualização, do desenvolvimento do raciocínio lógico, da utilização de tecnologia como ferramenta de aprendizagem, e da interdisciplinaridade.