Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul 2022

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática têm como finalidade fornecer elementos para ampliar o debate nacional sobre o ensino dessa área do conhecimento, socializar informações e resultados de pesquisa, levando-os ao conjunto dos professores brasileiros. A respeito dos PCNs-Matemática, assinale a alternativa INCORRETA.

a

Para sanar os problemas que dificultam a aprendizagem dos alunos, cabe ao professor identificar os alunos que estão munidos de uma bagagem razoável de conhecimentos lógicos e matemáticos.

b

O professor deve explorar o potencial crescente de abstração dos alunos, fazendo com que eles descubram regularidades e propriedades numéricas, geométricas e métricas.

c

O professor deve evitar o uso de recursos tecnológicos como instrumentos para a realização de algumas tarefas, pois eles impedem a compreensão de conceitos, visto que essa ferramenta torna tais tarefas mecânicas e apresentam respostas prontas.

d

O professor, ao motivar suas aulas com situações do cotidiano que promovam reflexões e análise, possibilitará o desenvolvimento do pensamento indutivo/dedutivo.

e

Para romper a forma linear e hierarquizada que tradicionalmente se encontra na organização do ensino da Matemática, o professor pode traçar seu planejamento promovendo conexões entre os conteúdos matemáticos e em consonância com os eixos temáticos das outras áreas do currículo e com os temas transversais.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C

Resolução

Para responder corretamente a questão, é necessário compreender os objetivos e recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino de Matemática. Os PCNs defendem a integração de tecnologias no ensino, a contextualização dos conteúdos matemáticos e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos alunos, em oposição a práticas exclusivamente mecânicas e desconectadas do cotidiano e de outras áreas do conhecimento.

Dicas

expand_more

Reflita sobre o papel que a tecnologia desempenha no ensino moderno.

Considere se os PCNs sugerem um ensino de Matemática conectado ou isolado de outras áreas do conhecimento.

Pense sobre as estratégias de ensino que promovem o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos.

Erros Comuns

expand_more

Assumir que o ensino deve ser focado apenas nos alunos que já têm conhecimento prévio, quando os PCNs enfatizam a inclusão de todos os alunos no processo de aprendizagem.

Confundir a utilização de tecnologia como um obstáculo ao entendimento, quando na verdade os PCNs a consideram uma ferramenta valiosa para o ensino.

Revisão

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática orientam os professores sobre as melhores práticas de ensino, ressaltando a importância da contextualização, do desenvolvimento do raciocínio lógico, da utilização de tecnologia como ferramenta de aprendizagem, e da interdisciplinaridade.

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar