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Os óleos lubrificantes SAE 5W-30, 10W-30 e 15W-30 possuem essa numeração na embalagem, que representa a viscosidade dos produtos. A SAE, Sociedade dos Engenheiros Automotivos, criou esse parâmetro para indicar a viscosidade dos óleos classificados como multiviscosos, ou seja, lubrificantes que apresentam uma fluidez diferente a depender da temperatura. A numeração, que é dividida por um hífen, representa do lado esquerdo e ao lado da letra W a viscosidade do produto a frio, e do lado direito em temperaturas mais altas (quando o motor está em funcionamento). Ou seja, em temperatura ambiente, o óleo 5W-30 é o que apresenta a menor viscosidade e, a quente, todos os óleos apresentam a mesma viscosidade.

 

Sobre essa informação, é correto afirmar:

a

As forças de London no óleo SAE 5W-30 são mais fracas do que no 10W-30 e 15W-30.

b

Óleos muito viscosos a frio indicam que as peças do motor serão rapidamente lubrificadas. 

c

Nos óleos SAE 15W-30, as moléculas interagem via ligações de hidrogênio. 

d

É recomendado o uso do óleo SAE 5W-30 para qualquer tipo de motor. 

e

O óleo SAE 15W-30 protege melhor o motor na partida a frio.

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Resposta
A
Tempo médio
19 min

Resolução

Para óleos lubrificantes constituídos essencialmente por hidrocarbonetos (moléculas apolares), a viscosidade está diretamente relacionada à intensidade das forças de London (dipolo instantâneo–dipolo induzido) entre suas moléculas:

  • Quanto mais intensas essas forças, maior é a resistência ao escoamento (maior viscosidade).
  • Quanto mais fracas, menor é a viscosidade; o fluido escoa com mais facilidade.

No sistema de classificação SAE, o número que precede o “W” caracteriza a viscosidade a baixas temperaturas:

  • SAE 5W-30 → menor viscosidade a frio.
  • SAE 10W-30 → viscosidade intermediária.
  • SAE 15W-30 → maior viscosidade a frio.

Logo, se a viscosidade do óleo 5W-30 é a menor, é porque as forças de London entre suas moléculas são as menos intensas entre as três formulações apresentadas. Essa é exatamente a afirmação da alternativa A.

Resposta: A

Dicas

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Lembre que os óleos são constituídos, em geral, por hidrocarbonetos apolares.
Quanto menor o número antes do “W”, mais fluido é o óleo a baixas temperaturas.
Menor viscosidade → interações intermoleculares mais fracas.

Erros Comuns

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Achar que viscosidade baixa significa menor proteção e, portanto, escolher alternativas que exaltam óleos mais viscosos (B ou E).
Confundir ligações de hidrogênio com forças de London em hidrocarbonetos (C).
Generalizar que um óleo serve para todos os motores sem considerar especificações do fabricante (D).
Revisão

Forças intermoleculares:

  • Forças de London: ocorrem entre moléculas apolares; aumentam com o tamanho da molécula e a facilidade de polarização.
  • Pontes de hidrogênio: interações fortes que exigem H ligado a F, O ou N (não é o caso dos hidrocarbonetos).

Viscosidade: é a resistência que um fluido oferece ao escoamento. Quanto mais fortes as interações entre as moléculas, maior a viscosidade.

Classificação SAE: para óleos multiviscosos, o número antes do “W” indica a viscosidade em baixas temperaturas; quanto menor esse número, menor a viscosidade a frio.

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