Os novos meios de comunicação e de transporte permitem que partes de um mesmo produto sejam fabricadas em diferentes países. Uma empresa alemã pode contratar um escritório de design sueco, adquirir componentes eletrônicos tailandeses, fabricar peças na China e montar o produto e vendêlo no Brasil.
Esse avanço nas comunicações e nos transportes, historicamente, permitiu
a diminuição dos custos de produção, o que viabilizou que produtos de alta tecnologia chegassem à totalidade da população mundial.
a interconexão abrangente entre os povos, o que viabilizou o compartilhamento do desenvolvimento econômico e tecnológico entre todos eles.
a mobilidade de capitais e de trabalhadores, o que possibilitou melhores condições de investimento e a circulação livre de pessoas em busca de melhores condições de vida.
a mobilidade das grandes empresas multinacionais, o que não garantiu aos trabalhadores mobilidade em busca de melhores condições de vida, uma vez que as leis de imigração dificultam essa circulação.
a divisão internacional do trabalho, o que beneficiou economicamente todos os países, pois eles oferecem ao sistema produtivo o que possuem de mais valioso.