Os novos caças suecos adquiridos pela força aérea brasileira têm a capacidade de realizar manobras que exigem muito da condição física dos pilotos. Capaz de atingir uma velocidade máxima de 2 400 km/h, o Gripen possui autonomia de 1 300 km quando completamente carregado de armas e 4 000 km sem armas. Durante os testes para pilotar o Gripen, os pilotos brasileiros foram submetidos a acelera-ções centrípetas 9 vezes maior do que a aceleração da gravidade.
(Adaptado) Pilotos do Brasil lideram combate aéreo pela 1ª vez com Gripen, novo caça do país. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/pilotos-do-brasil-lideram combate-aereo-pela-1-vez-com-gripen-novo-caca-do-pais.ghtml>. Acesso em 06 de mar. 2017.
Considere que a aceleração centrípeta, sob a qual foram submetidos os pilotos durante o teste, repre-senta o limite máximo suportado sem que eles percam a consciência.
Em uma simulação de combate em velocidade máxima, a torre exige que o piloto do Gripen realize uma curva de raio 1 000 m para interceptar um alvo. Com base nas suas limitações fisiológicas e nas limita-ções técnicas do Gripen, o piloto informa à torre que a manobra:
(use g = 10 m/s2)
É executável, mas precisará reduzir a velocidade em 10%.
É executável em velocidade máxima.
É executável, mas precisará reduzir a velocidade em mais de 50%.
É executável sem alteração na velocidade somente se o raio da curva for de 1 500 m.
Não é executável para nenhum valor de velocidade.