Os noticiários das televisões de várias partes do mundo têm mostrado problemas étnico-culturais presentes em países europeus a partir da presença de imigrantes, legais e ilegais, em países como França, Alemanha, Portugal, Espanha e Itália. Sobre essa grave questão contemporânea, analise as afirmativas:
I – Os problemas ocorridos recentemente na periferia de Paris revelam a gravidade da falta de emprego para imigrantes, sobretudo das ex-colônias francesas, a tensão cultural a partir de práticas religiosas e da intolerância racial.
II – Na Itália, um dos debates atuais que tem provocado acirramento político entre setores conservadores e grupos ligados aos direitos humanos é a proibição do atendimento hospitalar aos imigrantes legais.
III – Na Alemanha, o surgimento do neonazismo revela a face mais nociva da ultradireita que, em tempos de crise econômica, busca culpados, atribuindo aos imigrantes a responsabilidade pela diminuição da qualidade de vida dos alemães.
IV – Em Portugal, a forte presença de imigrantes de suas ex-colônias, dentre elas o Brasil, é apontada por muitos europeus como a causa facilitadora da entrada massiva de imigrantes naquele continente.
V – Na Espanha, a política de fechamento das fronteiras e a prática de barrar turistas oriundos de países de Terceiro Mundo, nos aeroportos, dentre eles os brasileiros, mostra o grau de tensão existente entre espanhóis e imigrantes.
Conclui-se que está correto apenas o que se afirma em: