Os miriápodes pertencem a um subfilo dos artrópodes que agrupam animais segmentados com um elevado número de pernas, tais como lacraias e piolho-de-cobra. Como mecanismo de defesa, estes animais produzem uma substância chamada amigdalina (C20H27NO11) que é liberada juntamente com uma enzima que hidrolisa tal composto, transformando-o em açúcares, benzaldeído e ácido cianídrico, conforme processo bioquímico descrito na Figura 3.
Considerando a reação bioquímica descrita, assinale a alternativa correta.
Nenhuma ligação glicosídica é quebrada uma vez que os anéis de glicose presentes no reagente permanecem intactos nos produtos da reação.
Os monossacarídeos, formados nos produtos, são altamente solúveis em meio aquoso uma vez que não apresentam nenhum tipo de interações intermoleculares com a água.
O ácido cianídrico, formado após a reação, pode ser considerado um ácido forte uma vez que apresenta Ka = 4,9 × 10-10.
Considerando que a quantidade de ácido cianídrico necessária para gerar uma dose letal para uma pessoa adulta é de 0,06 g, a massa de amigdalina necessária para que ocorra este fato será de 10,1 gramas.
Estão presentes no reagente as funções químicas álcool, éter e nitrila e, após o processo bioquímico de hidrólise, apenas algumas funções éter selecionadas são quebradas para dar origem aos produtos.