Os marcadores radioativos desempenham um papel importante na medicina clínica. Os radioisótopos, por exemplo são habitualmente usados para diagnosticar anormalidades de glândula tireoide. A tireoide é a única estrutura do corpo que absorve iodo como um oligoelemento. Dessa forma o radioisótopo para o iodo é injetado por via intravenosa, e então a tireoide é escaneada com um detector de radiação... Os radioisótopos também são usados para a realização de escaneamento de corpo inteiro para detecção de câncer. O isótopo 67 Ga tem a propriedade incomum de ser absorvido seletivamente pelas células de câncer... A imagem do scanner localiza quaisquer células de câncer.
(INGRAHAM, Johnl; INGRAHAM, Catherine A. Introdução à microbiologia: uma abordagem baseada em estudos de caso. p.23)
A utilização dos marcadores radioativos tem auxiliado o tratamento do câncer.
Sobre as vantagens da utilização desses marcadores é CORRETO afirmar:
Os marcadores radioativos permitem identificar e localizar genes específicos, desta maneira esses genes podem ser inutilizados alterando genotipicamente a estrutura das células humanas.
A utilização de marcadores é útil na identificação de células cancerosas uma vez que o diagnóstico positivo para câncer só pode ser feito com radioisótopos.
A destruição das células tumorais que foram marcadas com radioisótopos é feita com quimioterápicos, esses têm a vantagem de não provocarem efeitos colaterais.
A maior vantagem da utilização demarcadores de radioisótopos é a facilidade de identificação dos tumores, que após a identificação são destruídos ou retirados cirurgicamente promovendo a cura completa do câncer. Por serem todos de origem genética os tumores podem ser facilmente identificados.
Os isótopos possibilitam identificar e localizar estruturas biológicas, propiciando um tratamento mais localizado das células tumorais.