Os inversores de frequência utilizados para acionar motores de indução podem ser classificados de acordo com o seu método de controle. Considerando o controle escalar, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O controle escalar impõe ao motor determinada tensão/frequência, mantendo a relação V/f constante.
II. Esse controle escalar é aplicado quando há a necessidade de respostas rápidas a comandos de torque e velocidade, tendo a capacidade de produzir um alto torque de partida.
III. O controle escalar do inversor de frequência é realizado somente em malha fechada.
IV. No controle escalar acima da frequência nominal do motor, o conjugado eletromagnético da máquina enfraquece, e o torque começa a diminuir.
Apenas I e III.
Apenas II e IV.
Apenas I e IV.
Apenas I, II e III.
I, II, III e IV.
Para resolver essa questão, o aluno deve entender o conceito de controle escalar e como ele se aplica aos inversores de frequência em motores de indução. A chave para responder corretamente é saber que o controle escalar mantém a razão V/f constante e que ele não é adequado para aplicações que exigem respostas rápidas e alto torque de partida, pois essas características são associadas ao controle vetorial. Ademais, é importante reconhecer que o controle escalar pode ser aplicado tanto em malha aberta quanto em malha fechada e que, acima da frequência nominal, o torque do motor de fato começa a cair.
Lembre-se que o controle escalar busca manter a proporção entre tensão e frequência constante.
Considere as características do controle escalar em relação ao torque e resposta dinâmica.
Avalie a afirmação sobre o funcionamento do controle em malha fechada.
Confundir controle escalar com controle vetorial, que são métodos diferentes de controle de motores.
Acreditar que o controle escalar é sempre realizado em malha fechada.
Ignorar o fato de que o torque do motor diminui acima da frequência nominal sob controle escalar.
O controle escalar de inversores de frequência em motores de indução é uma técnica que ajusta a tensão e a frequência aplicadas ao motor para manter a relação V/f constante, o que é importante para a proteção do motor e para garantir seu funcionamento eficiente em diferentes velocidades. No entanto, essa técnica não é ideal para situações que exigem alto torque de partida ou respostas dinâmicas a mudanças de carga.