Os indivíduos numerados de 1 a 5, pertencentes à mesma família, foram submetidos a exames de tipagem sanguínea para três sistemas: ABO, Rh e MN. Abaixo, a tabela indica os resultados para a presença (sinal +) ou ausência (sinal –) de antígenos, relativos à membrana dos eritrócitos, pertencentes a cada um dos sistemas sanguíneos examinados.
Sabendo-se que a família analisada é constituída por pais e filhos biológicos, assinale a alternativa que traz a provável relação de parentesco entre esses indivíduos,
Para solucionar essa questão, o aluno deve conhecer a herança dos grupos sanguíneos e aplicar o conhecimento para determinar as possíveis relações de parentesco. O sistema ABO possui três alelos: IA, IB e i. Os alelos IA e IB são codominantes, e o alelo i é recessivo. No sistema Rh, o alelo positivo (Rh+) é dominante sobre o negativo (Rh-). No sistema MN, os alelos M e N são codominantes.
Observando os resultados da tabela, o indivíduo 1 tem sangue do tipo AB e Rh-, portanto, deve ter os alelos IAIB e ser rh/rh. O indivíduo 2 tem sangue do tipo A e Rh+, portanto tem os alelos IAi ou IAIA e pelo menos um alelo Rh+. Analisando o sistema MN, vemos que ambos os indivíduos possuem ambos os antígenos, sugerindo que são heterozigotos (MN).
Com essas informações em mãos, podemos inferir as possíveis relações de parentesco.
Analise os tipos sanguíneos dos indivíduos e lembre-se das regras de herança genética.
Pense sobre quais alelos os pais devem ter para produzir os fenótipos observados nos filhos.
Recorde que no sistema ABO, o tipo AB é resultante da codominância dos alelos IA e IB.
Esquecer que o alelo para o tipo sanguíneo O (i) é recessivo e que para uma pessoa ter sangue tipo O, ela deve ser ii.
Revisão dos sistemas de herança dos grupos sanguíneos ABO, Rh e MN, além de conceitos como dominância, codominância e recessividade.