Os indivíduos com diabetes melito tipo I são incapazes de liberar insulina suficiente para desencadear a captação de glicose pelas células, enquanto a característica do diabetes tipo II é o desenvolvimento de resistência à insulina.
Sobre os diabetes tipo I e II, assinale a alternativa correta.
Em pacientes com diabetes tipo I, o excesso de glicose no sangue induz o fígado a converter corpos cetônicos em glicose, o que contribui, ainda mais, para a hiperglicemia.
A metformina é um dos medicamentos utilizados no tratamento do diabetes tipo I cujo mecanismo de ação induz as células β pancreáticas a secretarem insulina.
Nos casos de obesidade associados ao diabetes tipo II, o diabetes não poderá ser revertido, pois o excesso de triacilglicerol do tecido adiposo é convertido em glicose e impede a redução da hiperglicemia.
O exercício físico regular pode induzir o aumento na produção muscular de irisina, cuja ação principal é induzir o tecido adiposo branco a expressar a proteína desacopladora (UCP1), estimulando a termogênese.
No diabetes tipo II, a insensibilidade das células à insulina resulta de alterações estruturais no receptor de insulina que impede a ligação desse hormônio ao receptor.