Os fungos são seres bem diferentes dos outros grupos de seres vivos e, por isso, são classificados em um reino só seu, o reino Fungi. Apesar de existirem formas unicelulares, como o levedo, os fungos são organismos eucariontes e heterotróficos, formados por um emaranhado de filamentos, chamados de hifas, que podem ser de dois tipos: as cenocíticas e as septadas.
(OS FUNGOS, 2018).
Em relação aos organismos desse reino, pode-se afirmar:
As leveduras são fungos unicelulares com capacidade de fermentar carboidratos e produzir etanol na presença do oxigênio.
Sobre a membrana plasmática de suas células, há a presença de parede celular composta de quitina e polipeptídeo, que constituem o exoesqueleto dos artrópodes.
Sua organização tissular possibilita o desenvolvimento de órgãos que potencializam sua digestão intracelular, independente de lisossomos.
Nos pluricelulares, o grupo de micélios forma as hifas, que, em conjunto, proporcionam o desenvolvimento de órgãos essenciais ao crescimento do indivíduo.
Há espécies que podem desenvolver doenças na pele de pessoas com o sistema imune deficiente, como aqueles portadores do HIV.