Os estudos da Robert Blake e Jane Mouton, incluídos na teoria do desenvolvimento organizacional, propõem uma grade gerencial que pressupõe que o administrador assuma um estilo de liderança sempre voltado para dois aspectos: a produção e as pessoas. De acordo com esses autores, cada quadrante vai determinar um estilo gerencial.
Figura 1: O managerial grind (grade gerencial)
Fonte: Chiavenato (2003, p. 395). Adaptado.
Assinale a alternativa que contém aspectos que descrevem o ponto 1.9 da grade.
A interdependência na realização do trabalho é conseguida através de um "interesse comum" no objetivo da organização, o qual conduz a relacionamentos de confiança e de respeito.
Um adequado desempenho organizacional torna-se possível através do equilíbrio entre a necessidade de se conseguir a execução do trabalho e a manutenção do moral das pessoas num nível satisfatório.
Atenção concentrada nas necessidades das pessoas, pois relacionamentos satisfatórios conduzem a uma atmosfera confortadora e a um ritmo de trabalho de organização cordial.
A eficiência nas operações resulta de se fazer um arranjo das condições de trabalho de tal modo que os elementos humanos interfiram num grau mínimo.