Os esportes podem ser compreendidos como manifestações da cultura corporal. Esportes de marca são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é um registro quantitativo de tempo, distância ou peso.
São exemplos de esportes de marca:
futebol, surf e arremesso de peso.
tênis de mesa, beisebol e halterofilismo.
ginástica, surf e arremesso de peso.
natação, atletismo e halterofilismo.
Para resolver esta questão, é preciso entender o conceito de esporte de marca. Trata-se de modalidades em que o resultado está diretamente relacionado a registros de tempo, de distância ou de carga (peso). Dessa forma, vence quem obtiver a melhor marca.
Quando pensamos em natação, por exemplo, o critério de vitória está associado ao menor tempo. No atletismo (corridas, saltos e arremessos, por exemplo), o objetivo é alcançar a menor marca de tempo ou a maior de distância, e no halterofilismo, a maior carga levantada.
Ao analisar as opções, apenas natação, atletismo e halterofilismo (opção D) se enquadram, pois são provas em que o fator tempo, distância ou peso define o resultado, isto é, há um registro quantitativo rápido e claro dessas marcas.
Esportes de marca: São aqueles em que o critério de vitória ou de classificação se baseia em registros objetivos, como tempo, distância ou peso.
Tempo: O tempo total que o atleta leva para completar a prova. Ex.: natação, corrida.
Distância: Até onde o atleta vai, salta ou lança. Ex.: saltos no atletismo, arremesso de peso.
Peso: A carga levantada pelo atleta. Ex.: halterofilismo.