Para julgar as assertivas, é necessário confrontar as descrições apresentadas com o conhecimento consolidado acerca da vegetação brasileira.
(I) Floresta Amazônica – Os solos amazônicos são, em geral, profundos, ácidos e pobres em nutrientes, havendo apenas uma delgada camada de húmus capaz de sustentar a grande biomassa. Portanto, a frase está correta.
(II) Mata Atlântica – O bioma realmente ocupava quase toda a costa entre o Rio Grande do Sul e o Rio Grande do Norte e foi intensamente devastado. Entretanto, ainda existem remanescentes significativos na Serra do Mar, no sul da Bahia e no norte do Espírito Santo (Áreas de Proteção Ambiental, Parques Nacionais, RPPNs etc.). Ao afirmar que nesses trechos “a Mata Atlântica já deixou de existir”, a assertiva torna-se incorreta.
(III) Mata das Araucárias – O domínio da araucária (floresta ombrófila mista) concentra-se principalmente nas regiões Sul e Sudeste (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e parte de São Paulo). Dizer que se localiza “mais expressivamente nos estados da Bahia e do Espírito Santo” é equivocado, logo a frase está incorreta.
(IV) Cerrado – Caracteriza-se por vegetação de savana (gramíneas, arbustos retorcidos e árvores de pequeno porte com casca grossa) em solos ácidos, lixiviados, pobres em nutrientes e com alumínio. A descrição está correta.
(V) Caatinga – Na realidade, durante o breve período chuvoso a vegetação enche-se de folhas e flores; já na seca perde folhas (decídua) e prevalece o aspecto espinhoso. A inversão torna a assertiva incorreta.
Dessa forma, somente (I) e (IV) estão corretas.
Alternativa correta: D