Os ecossistemas aquáticos estão representados pelos oceanos, rios (lóticos) e lagos (lênticos). Neles, os seres vivos são classificados em três grandes categorias e apresentam algumas particularidades descritas por um biólogo e um oceanógrafo.
I. O plâncton compreende organismos geralmente microscópicos que vivem em suspensão na coluna de água, sendo passivamente carregados pelas correntezas. No plâncton os organismos clorofilados compõem o fitoplâncton (algas), e os não clorofilados, especialmente protozoários e pequenos animais, constituem o zooplâncton.
II. O nécton corresponde aos animais nadadores ativos que vivem na coluna de água, como é o caso de muitos peixes, polvos, mamíferos marinhos, tartarugas, entre outros.
III. Bentos compreendem os organismos que vivem em contato com o substrato do fundo, de forma fixa (séssil), como os corais e as algas, ou de forma vágil, isto é, deslocando-se livremente, como os caranguejos.
IV. Peixes de água doce são hipotônicos em relação ao meio ambiente, e assim perdem água por osmose através da pele. A reposição da água perdida é realizada por ingestão de água e sais. O excesso de sais é eliminado pelas brânquias por transporte ativo.
V. Peixes de água salgada são hipertônicos em relação ao meio, favorecendo a entrada de água por osmose. A água excedente é eliminada pelos néfrons. Mesmo produzindo uma urina diluída e abundante, perdem muitos sais na excreção. Essa perda é compensada pelo transporte ativo de sais para o sangue, através das brânquias.
Assinale a alternativa CORRETA: