Os domínios morfoclimáticos foram agrupamentos propostos pelo geógrafo Nacib Aziz Ab‘Sáber (1977) e são utilizados para reunir combinações geomorfológicas, climáticas, hidrológicas, pedológicas e botânicas. Esse agrupamento tem relativa homogeneidade e é adotado como padrão em escala regional. Ele apresenta áreas homogêneas centrais (áreas core) com extensas faixas de transição entre si, nas quais se distribuem formações vegetais mistas, em gradientes ou não.
Fonte: ROSS, J. E. S. (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2000, p. 158. [Adaptado]
Os domínios morfoclimáticos são
definidos pelo conjunto de variáveis semelhantes e distribuição zonal e azonal, por exemplo, os Chapadões Cobertos por Cerrados têm área core na parte central do Brasil e enclaves em outras áreas do país.
distribuídos de forma zonal marítima e aérea. São definidos pelas variáveis geomorfológicas, climáticas, hidrológicas, pedológicas e botânicas.
caracterizados no Brasil por regiões e ocorrem de forma zonal, por exemplo: a Floresta Costeira abrange a parte central do Brasil e o Planalto de Araucária o centro norte do país.
predominantes em vegetação de formação aberta, havendo pequena porção de áreas de vegetação florestal boreal. Os domínios no Brasil têm baixo potencial de biodiversidade.