Os Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna, os chamados CIAM´s reuniam expoentes da vanguarda da Arquitetura de países como Bélgica, Alemanha, França, Holanda, Itália, entre outros, com a intenção de estudar, discutir e difundir os preceitos da arquitetura moderna, sobre esses eventos é CORRETO afirmar que:
A chamada “Declaração de La Sarraz”, documento elaborado em 1928 na França no I Congresso Internacional de Arquitetura Moderna e assinado pelos arquitetos que estiveram no castelo de La Sarraz reúnem as discussões com enfoque sob a temática das condições ambientais das cidades.
Para os CIAM’s a Arquitetura deve aderir às Academias, mantendo o seu sistema de ensino e suas práticas, que embora antiquadas atendiam ao desenvolvimento da época.
Surgem discussões para o ideário da nova arquitetura em desenvolvimento apresentando-a como fator de organização físico territorial somente das cidades, não incluindo os campos e apontam três funções para elas: morar, trabalhar e recrear.
Foi em 1933, no 4°CIAM ocorrido em Atenas que teve origem a Carta do Urbanismo Moderno, conhecida por Carta de Atenas. O evento teve como tema a cidade funcional pautadas no conceito do urbanismo progressivo.