Os componentes das misturas podem ser separados mediante o emprego de algumas técnicas de separação de misturas. O tipo de separação depende do tipo de mistura. Alguns dos métodos de separação de mistura são: catação, levigação, dissolução ou flotação, peneiração, separação magnética, dissolução fracionada, decantação e sedimentação, centrifugação, filtração, evaporação, destilação simples e fracionada e fusão fracionada. Abaixo tem-se a imagem de três importantes equipamentos envolvidos em sistemas de separação de misturas.
Da esquerda para a direita os equipamentos apresentados são respectivamente responsáveis por separações formadas por:
misturas homogêneas de componentes com temperatura de ebulição iguais, misturas heterogêneas sólido-líquido e misturas homogêneas ou coloidas sólido-líquidas.
misturas homogêneas de componentes com temperatura de ebulição diferentes, misturas heterogêneas sólido-líquido e misturas homogêneas ou coloidas sólido-líquidas.
misturas homogêneas de componentes com temperatura de ebulição diferentes, misturas heterogêneas sólido-sólido e misturas homogêneas ou coloidas sólido-líquidas.
misturas homogêneas de componentes com temperatura de ebulição diferentes, misturas heterogêneas sólido-líquido e misturas homogêneas ou coloidas sólido-gás.
misturas heterogêneas de componentes com temperatura de fusão diferentes, misturas heterogêneas sólido-líquido e misturas homogêneas ou coloidas sólidolíquidas.