Os coloides formam um sistema químico de relevante importância. Seu estudo fornece classificações para sistemas como gelatina, espumas e neblina, sistemas estes que não se encaixam como misturas homogêneas nem como misturas heterogêneas tradicionais devido ao tamanho da partícula dispersa. A separação dos sistemas coloidais pode envolver fatores elétricos devido à atração das cargas micelares em um meio com polos negativos e positivos previamente estabelecidos.
Um aminoácido como a leucina, cuja estrutura está apresentada a seguir, pode apresentar-se carregado quando da sua exposição em meio ácido ou básico.
A modificação do pH do meio interferirá de maneira que,
quando o pH for superior a 7,0, o aminoácido adquirirá carga negativa devido à desprotonação do ácido carboxílico e sofrerá uma anaforese.
quando o pH for muito próximo a 7,0, o aminoácido adquirirá cargas positivas e negativas e poderá ser separado em qualquer um dos polos.
quando o pH for inferior a 7,0, o aminoácido adquirirá carga negativa devido à desprotonação do ácido carboxílico e sofrerá uma anaforese.
quando o pH for superior a 7,0, o aminoácido adquirirá carga positiva devido à protonação da amina e sofrerá uma cataforese.
quando o pH for inferior a 7,0, o aminoácido adquirirá carga negativa devido à desprotonação da amina e sofrerá uma cataforese.