"Os campos de altitude da Serra Geral, no sul do Brasil, são encontrados sobre platôs cada vez mais altos, à medida que avançam para a borda leste, onde a serra de repente despenca em imensos cânions."
(Gilberto STAM. A riqueza dos campos de altitude. São Paulo: Pesquisa FAPESP, 01/2016. p. 61)
As formações vegetais que se desenvolvem nesse ambiente guardam estreita relação com o relevo e com as características climáticas. Sobre elas pode ser dito que
os campos de altitude, nos quais predominam vegetação de gramíneas, com manifestação de formações arbustivas e árvores esparsas, possuem rica biodiversidade, inclusive entre as gramíneas.
nessa região de clima quente, típico de regiões subtropicais, as formações vegetais resultam bem modestas em função do relevo de altitude, tanto que essas são as únicas áreas onde as gramíneas proliferam.
as formações vegetacionais não são afetadas pela altitude e, no caso das formações vegetais da Serra Geral, o fator preponderante para suas características é o clima inadequado para formações florestais.
formações florestais são normalmente favorecidas por condições de altitude e de inclinação do relevo que geram solos de grande fertilidade. No entanto, na Serra Geral, essa situação não se manifesta em função do clima seco.