Os biomas são definidos pelo IBGE como um “conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria”. Acerca dos biomas do Brasil, qual alternativa abaixo apresenta apenas informações corretas?
O bioma Pampa, segundo menor bioma encontrado em território brasileiro (com cerca de 176.500 km²), é o que ocupa maior parte do Rio Grande do Sul, estendendo-se por 63% do território gaúcho.
Atualmente a Amazônia é o bioma mais degradado do país – superando Cerrado e Mata Atlântica. E o principal motivo da degradação está na expansão urbana da região Norte e Centro Oeste, que proporcionou os maiores crescimentos populacionais de todo o território brasileiro.
A Mata Atlântica ocupa 13% do território nacional e ainda hoje é o bioma mais preservado do país. Isso acontece graças a localização do referido bioma – que é encontrado na região menos populosa do Brasil.
O estado do Rio Grande do Sul apresenta dois biomas: a Mata Atlântica e o Pampa. Apesar da forte influência do Pampa na cultura gaúcha, ele não é o de maior extensão territorial – ocupando apenas 37% do território.
Apesar da importância biológica do Pantanal, seu tamanho diminuto – quando comparado a outras áreas do Brasil – faz com que ele não seja identificado como um bioma, sendo totalmente inserido no bioma Cerrado.