Os biocombustíveis são derivados de biomassa renovável, que podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores à combustão ou em outro tipo de geração de energia.
Com relação a esse assunto estudado pela Geografia Econômica, assinale a alternativa CORRETA.
As espécies oleaginosas, a exemplo do dendê, soja, amendoim, girassol, pinhão-manso, mamona, gergelim e canola, são cultivadas no Brasil, de forma extensiva e com muita tecnologia, remodelando biomas, modificando as dinâmicas dos territórios e propiciando melhoria na qualidade de vida e fixação de sua população, principalmente as comunidades tradicionais e indígenas.
“Matopiba” é uma região, cujo nome advém do acrônimo das iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, considerada a nova fronteira agrícola e maior produtora de biocombustíveis do país, especialmente o etanol.
O cultivo comercial mundial do dendê concentra-se no Sudeste Asiático, mais especificamente na Malásia, Indonésia, Tailândia, Colômbia e Nigéria. No Brasil, as unidades federativas de maior representatividade no cultivo do dendê são: Pará, Bahia, Amazonas e Paraná.
O uso do dendê como biocombustível é o responsável pela recente ampliação de fronteiras para sua produção no Brasil, entretanto, além do simbolismo cultural, o óleo é usado na fabricação de alimentos processados, sabões, detergentes, graxas, lubrificantes e na síntese de medicamentos e cosméticos.
O gergelim é uma das oleaginosas mais antigas cultivadas no mundo, e os maiores produtores são China, Índia, México e Sudão. No Brasil, o seu cultivo foi responsável pela expansão desse biocombustível na Região Sul do país e por graves conflitos agrários, visando à posse da terra.