Os animais são seres eucariontes, pluricelulares, heterotróficos, que se nutrem por ingestão de substâncias obtidas de outros seres vivos ou de vários tipos de detritos encontrados no ambiente. Os animais, com algumas exceções, se originam de um zigoto diploide, resultante da fertilização de um óvulo por um espermatozoide. O zigoto origina uma massa multicelular microscópica, a blástula, de células ainda indiferenciadas, que vão se especializar e formar vários tipos de tecidos que farão parte do animal adulto. Em animais mais complexos, os órgãos compõem os sistemas, como o nervoso, o circulatório, o respiratório e o digestório. A caracterização dos grandes Filos animais depende de um estudo detalhado do desenvolvimento embrionário. A comparação dessas características embrionárias entre os vários Filos de animais nos permite elaborar hipóteses sobre os graus de parentesco entre eles e sobre os caminhos evolutivos que os originou, ou seja, a sua filogenia.
Disponível em: Silva Jr., César; Sezar, Sasson; Nelson, Caldini Jr. Biologia. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. Acesso em: 15/12/2021.
Observe a tabela abaixo:
Considerando as características dos animais apresentadas na tabela acima e a filogenia dos Filos de animais, indique a reposta correta:
O Filo dos Cnidários é formado por animais de simetria radial e triblásticos.
O Filo dos Platelmintos é composto por animais de simetria bilateral, diblásticos e celomados.
O Filo dos Artropodes é composto por animais de simetria bilateral, protostômios e triblásticos.
O Filo dos Equinodermos é composto por animais de simetria bilateral, protostômios e celomados.
O Filo dos Cordados é composto por animais de simetria bilateral, deuterostômios e acelomados.