Os anidridos constituem uma importante classe de compostos orgânicos. Sua utilização se dá, por exemplo, na indústria química, na obtenção do acetato de vinila, assim como de corantes e também na indústria farmacêutica, com o anidrido acético, sendo útil na produção da aspirina. Por causa de seu uso na síntese de heroína e drogas similares, pela diacetilação da morfina, o anidrido acético é listado como um "precursor" de substâncias entorpecentes, o que o faz ser controlado em inúmeros países, em especial os ligados ao antigo bloco soviético. Temos como exemplo, o anidrido propanóico, o qual é um líquido, sem coloração, com odor penetrante; o qual em contato com água afunda e mistura-se lentamente com a água. Deve ser manuseado com equipamentos de proteção individual, tais como: Luvas, botas, roupas de borracha butílica e máscara de respiração humana. Caso entre em contato com a pele, o mesmo causará queimaduras e será prejudicial, caso seja ingerido.
Fonte: http://sistemasinter.cetesb.sp.gov.br/
Com base em seus conhecimentos prévios e nas reflexões que a leitura suscita, assinale a alternativa CORRETA.
A fórmula molecular do anidrido propanoico é dada por: C6H13O4.
Uma pessoa, caso entre em contato com o anidrido propanoico, deverá remover as roupas e sapatos contaminados, manter as pálpebras abertas, enxaguando com muita água e provocar o vômito.
Para obter o anidrido etanoico propanoico, é necessário realizar uma desidratação intermolecular, na presença de agentes desidratantes, como ácido fosfórico e aquecimento do ácido etanoico e ácido propanoico.
O anidrido propanoico pode ser também denominado anidrido etil acético.
O anidrido acético provém da desidratação intramolecular do ácido acético.