Os alvejantes para roupas coloridas, destinados à limpeza e ao clareamento de manchas por meio de lavagem, são produtos à base de oxigênio. Eles liberam essa substância química na forma ativa, em processo semelhante ao que ocorre quando se adiciona água oxigenada sobre um ferimento, observando-se a formação de “espuma” no local. Diferentemente dos alvejantes para roupas brancas, que são à base de cloro, eles têm uma ação mais suave sobre as fibras e corantes do tecido, que não são afetados pelo oxigênio ativo. Funcionam, ainda, como bactericidas e fungicidas. Nas roupas, o branqueamento ocorre pela destruição dos corantes e compostos orgânicos presentes nos tecidos, levando à reflexão da luz como um todo. Ou seja, ao incidir luz branca, todas as cores são refletidas, produzindo o branco. (NASCIMENTO. 2009. p. 6).
A respeito da “espuma” formada em um ferimento após a utilização de água oxigenada, H2O2(aq), é correto afirmar:
É resultado da ação da enzima, catalase, sobre o peróxido de hidrogênio que também é um produto decorrente do metabolismo celular de organismos que utilizam oxigênio do ambiente.
A respiração aeróbia, em células fragmentadas por ferimentos, oxida o componente orgânico a partir da ação do CO2 com produção de O2 como resíduo metabólico.
A lavagem de ferimentos com o peróxido de hidrogênio aquoso produz uma reação química, como a de alvejantes naturais intracelulares, que produzem intensa liberação do gás carbônico.
É resultado da ação das enzimas hidrolíticas dos lisossomos presentes nos macrófagos sobre as bactérias infectantes que se aproveitam da exposição celular associada aos ferimentos.
A presença de alvejantes à base de oxigênio em ferimentos provoca a produção de água oxigenada com consequente liberação de CO2 para o ambiente.