UFN Inverno 2009/1

Onde está o respeito na escola?

Jocelin Azambuja, Presidente do Conselho Sul-Americano de Comisiones e CPMs/APMs

 

[1]    A escola, hoje, de maneira geral, vive sérios
problemas. Entre eles, a falta de respeito en-
volvendo alunos e professores. A redemocrati-
zação do país atingiu a escola, que, buscando

[5] práticas democráticas, não soube mais desen-
volver os limites necessários em qualquer or-
ganização social. As regras são fundamentais,
quer na família, quer na escola, e estas, quando
não sabem dar limite e responsabilidades a

[10] seus alunos e filhos, acabam por se perder em
seus próprios erros.

    É importante que façamos uma reflexão so-
bre esta realidade. Professores, pais e estu-
dantes devem se indagar sobre as razões que

[15] levam as escolas com propostas de maior rigor
e disciplina a conseguir melhores resultados
educacionais. É importante que governantes e
sociedade analisem também sob este foco os
dados do Enem e de outras avaliações educa-

[20] cionais.

    Dois aspectos, além dos limites, podem ser
positivos, a meu ver, para melhorar a escola: a
valorização da participação da família, para es-
timular a integração dos pais à escola, partici-

[25] pando das atividades das associações de pais,
os CPMs/APMs, e da vida escolar de seus fi-
lhos em permanente debate, trocando ideias e
buscando objetivos que tornem o dia-a-dia da
escola melhor e a educação mais qualificada.

[30] Importante lembrar que a organização dos pais
através dos CPMs/APMs tem chamado a aten-
ção de pesquisadores em nosso Estado e no
país. Outro aspecto é a volta do uso de unifor-
me. Entendo que o uniforme é fundamental para

[35] dar maior segurança e igualdade na escola. Na
Argentina, no Uruguai, países do Mercosul, e
nos países considerados desenvolvidos, usa-se
uniforme, inclusive para professores, evitando
com esta prática as competições, as diferenças

[40] entre os estudantes e auxiliando na segurança
e disciplina no espaço escolar.

    Precisamos repensar a instituição escolar,
para que dê limites e responsabilidades, que
receba investimentos materiais e técnicos, para

[45] que seja uma instituição em que o respeito ao
aluno e dos alunos aos professores seja uma
prática constante. Precisamos aliar a isto o 1-
deal dos professores, o ideal de formar homens
e mulheres para o futuro deste país, pais que

[50] participem do dia-a-dia da escola de seus fi-
lhos e governantes que entendam que a educa-
ção é a solução.

ZERO HORA, O X da Educação 18/03/2009

Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso).

 

(  ) A palavra “democráticas” (l. 5) leva acento porque é proparoxítona.
(  ) A palavra “práticas” (l. 5) leva acento porque é uma paroxítona terminada em ditongo crescente.
(  ) A palavra “país” (l. 4) leva acento porque é uma oxítona terminada em “s”.
(  ) A palavra “países” (l. 37) leva acento porque o “i” é tônico, em hiato com a vogal anterior.
(  ) A palavra “além” (l. 21) leva acento porque é uma oxítona terminada em “em”.

 

A sequência correta é

a

V – F – F – F – V.

b

V – F – F – V – V.

c

V – F – F – F – V.

d

F – F – F - V – V.

e

F – F – V – V - V.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B

Resolução

Neste exercício, analisamos as regras de acentuação gráfica em Português para determinar se cada justificativa apresentada é verdadeira ou falsa. A resposta correta é a alternativa (B), pois a sequência de verdadeiro (V) e falso (F) para as afirmações é V-F-F-V-V.

• “democráticas” é uma proparoxítona, por isso é acentuada (V).
• “práticas” também é proparoxítona, mas a justificativa dada diz que seria “paroxítona terminada em ditongo crescente”, o que está incorreto, pois sua tonicidade recai na antepenúltima sílaba (F).
• “país” recebe acento porque o “i” forma hiato, e não porque seria oxítona terminada em “s” (F).
• “países” tem a sílaba tônica em “í” (hiato entre “a” e “i”), justificando o acento (V).
• “além” é acentuada porque é uma oxítona terminada em “em” (V).

Dicas

expand_more
Observe a sílaba tônica de cada palavra antes de ler a justificativa.
Lembre-se de diferenciar hiato e ditongo: no hiato, as vogais ficam em sílabas separadas.
Verifique se há casos de proparoxítonas, que são sempre acentuadas.

Erros Comuns

expand_more
Confundir proparoxítonas com paroxítonas quando o acento cai em sílabas distantes do final.
Acreditar que “país” é acentuado apenas por terminar em ‘s’, esquecendo a regra do hiato.
Não verificar corretamente a sílaba tônica em palavras como “democráticas” e “práticas”.
Revisão

Revisão de Conceitos

Na Língua Portuguesa, as regras de acentuação são aplicadas de acordo com a posição da sílaba tônica e a forma como as vogais se dispõem. Alguns pontos importantes:

  • Proparoxítonas (acento na antepenúltima sílaba) são sempre acentuadas.
  • Paroxítonas (acento na penúltima sílaba) podem ser acentuadas se terminadas em ditongo crescente, além de outras terminações (l, n, r, x, ã, ãe, ão, i, is, um, uns, ps, etc.).
  • Oxítonas (acento na última sílaba) são acentuadas quando terminadas em a(s), e(s), o(s), em(ens) ou quando há vogal tônica em hiato (pa-ís, por exemplo).
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar