Albert Einstein 2020

    Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina.

(Jorge Amado. Capitães da areia, 2008.)

 

O texto literário, publicado em 1937, fala da epidemia de bexiga (varíola) e

a

reconhece a circulação global das doenças bacterianas e a facilidade de combatê-la em meios sociais pobres. 

b

identifica a origem africana da varíola e a baixa resistência da população afrodescendente de Salvador à doença.

c

combina percepções médicas, religiosas e sociais sobre a epidemia de varíola na cidade de Salvador. 

d

associa cientificidade, preconceito social e política de confinamento no combate à epidemia de varíola em Salvador. 

e

despreza a dimensão mística e os saberes populares acerca das doenças e seus métodos de prevenção.

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Resposta
C

Resolução

O enunciado apresenta um fragmento de Capitães da Areia em que se descreve a epidemia de varíola ("be-xiga") na Bahia, mesclando diferentes registros de interpretação do fenômeno. Para chegar à resposta, devemos:

  1. Identificar as perspectivas que cruzam o texto — médica, religiosa e social — na descrição da doença.
  2. Verificar qual alternativa lista exatamente esses três eixos.

No trecho, vemos:

  • Registro médico: fala de "vacina", "alastrim", "lazareto".
  • Registro religioso/místico: menção a Omolu (orixá), macumbas, vingança divina.
  • Registro social: oposição entre ricos e pobres, preconceito racial e segregação.

A única opção que reúne as três visões — médica, religiosa e social — é a C.

Dicas

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Procure no texto as palavras que remetem à ciência (vacina, lazareto).
Observe referências ao mundo místico-religioso (Omolu, macumba).
Note a crítica social: ricos versus pobres, preconceito racial.

Erros Comuns

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Interpretar o texto apenas pelo viés médico e ignorar o registro religioso (macumbas, Omolu).
Associar preconceito social a um enunciado de confinamento epidemiológico, quando isso não é mencionado.
Confundir origem da doença com baixo índice de resistência biológica de determinado grupo étnico.
Revisão

Revisão de Conceitos

  • Interpretação de texto literário: identificar como o narrador constrói sentidos por meio de vocabulário e referências culturais.
  • Registros de discurso: entender diferentes vozes (científica, religiosa, social) que se sobrepõem ao longo da narração.
  • Contexto histórico-social: reconhecer a dimensão da varíola no Brasil colonial e as tensões entre ricos e pobres, brancos e negros.
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