UNIFENAS manhã 2013/1

Olimpíadas de Londres 2012: Bandeira errada causa incidente diplomático

 

“O Comitê Olímpico da Coreia do Norte expressou nesta quinta-feira o seu descontentamento com a gafe cometida na noite anterior, quando a bandeira da rival Coreia do Sul apareceu ao lado dos nomes das jogadoras norte-coreanas no telão do estádio de Glasgow, onde ocorria a estreia do time de futebol feminino diante da Colômbia. Por conta da gafe, as norte-coreanas se retiraram de campo, retardando o início da partida, e só retornaram ao gramado do estádio em Glasgow depois que o Comitê Organizador se desculpou oficialmente, evitando um incidente diplomático de maiores proporções (...)”

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo, 26 de julho de 2012. p.E3. Com adaptação.

Considerando a ideia expressa e o contexto geopolítico da península coreana, dividida entre dois países pelo paralelo 38, analise as proposições que se seguem:

I - Existe uma rivalidade histórica entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul que remonta à divisão de poder geopolítico estabelecido após a Segunda Guerra Mundial, quando a península foi dividida entre zonas de ocupação norte-americana, ao sul, e soviética, ao norte, após décadas de domínio do Japão.
II - A Guerra da Coreia (1950-1953), inserida na lógica geoestratégica da Guerra Fria, acentuou ainda mais a rivalidade entre os dois países, pois um acordo formal de paz não foi estabelecido, e Coreia do Sul e Coreia do Norte continuam tecnicamente em guerra.
III - Os atuais conflitos entre as Coreias têm como causas a forte expansão nuclear norte-coreana e a recente instalação do grupo terrorista Hezbollah na fronteira com a Coreia do Sul, constituindo sérias ameaças à integridade territorial da nação sul-coreana.
IV - O desejo de unificação da Coreia e até a constante necessidade de ajuda internacional em questões sociais básicas como alimento e remédios são razões que justificam a agressividade da Coreia do Norte com a vizinha Coreia do Sul.
V - Enredo confuso para com os norte-coreanos não é inédito pelo Reino Unido. Por não reconhecer a independência da República Popular Democrática da Coreia, em 1948, o governo local queria impedir que a bandeira do país asiático fosse hasteada na Copa do Mundo de 1966.

Das proposições expostas, são verdadeiras 

a

I e II, apenas.

b

I, II, III, apenas.

c

I, II, III e IV, apenas.

d

I, II, IV e V, apenas.

e

I, II, III, IV e V.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar