Ocorre que a grande obra nunca é apenas a tradução do engenho e arte do seu autor, seja este escritor, filósofo, cientista, pintor, músico, arquiteto, escultor, cineasta. Em geral, a grande obra é também, ou mesmo principalmente, a expressão do clima sociocultural, intelectual, científico, filosófico e artístico da época, conforme se expressa em alguma coletividade, grupo social, etnia, gênero ou povo.
IANNI, O. Variações sobre arte e ciência. Tempo Social, n. 1, jun. 2004.
O fragmento define o que é uma grande obra de arte. Como estratégia de construção do texto, o autor faz uso recorrente de
enumerações para sustentar o ponto de vista apresentado.
repetições para retificar as características do objeto descrito.
generalizações para sintetizar as ideias expostas.
adjetivações para descrever a obra caracterizada.
sinonímias para retomar as características da atividade autoral.
A questão pede para identificar a estratégia de construção textual recorrente utilizada pelo autor no fragmento apresentado.
Passo 1: Leitura e Compreensão do Fragmento
Leia atentamente o trecho: "Ocorre que a grande obra nunca é apenas a tradução do engenho e arte do seu autor, seja este escritor, filósofo, cientista, pintor, músico, arquiteto, escultor, cineasta. Em geral, a grande obra é também, ou mesmo principalmente, a expressão do clima sociocultural, intelectual, científico, filosófico e artístico da época, conforme se expressa em alguma coletividade, grupo social, etnia, gênero ou povo."
O fragmento argumenta que uma "grande obra" não é só fruto do autor, mas também reflete o contexto (clima) da época e a coletividade.
Passo 2: Identificação de Estratégias Textuais
Observe como o autor desenvolve essa ideia. Note a presença de listas:
Passo 3: Análise da Função das Listas
Essas listas servem para exemplificar e dar concretude às afirmações gerais. Ao listar os tipos de autores, o autor reforça que a ideia se aplica a diversas áreas da criação. Ao listar os aspectos do clima e as formas de coletividade, ele detalha o que significa ser "expressão da época" e da "coletividade". Portanto, essas listas funcionam como exemplos que sustentam o ponto de vista do autor sobre a natureza de uma grande obra.
Passo 4: Relacionar a Estratégia com as Alternativas
A estratégia identificada é o uso de listas sequenciais de exemplos. Esse recurso é chamado de enumeração.
Passo 5: Conclusão
A estratégia recorrente e fundamental para a construção do argumento no fragmento é o uso de enumerações para exemplificar e sustentar a ideia principal. Portanto, a alternativa correta é a A.
Enumeração: É uma figura de linguagem ou recurso retórico que consiste em listar ou apresentar sequencialmente elementos, ideias, características ou exemplos relacionados a um determinado tópico. A função da enumeração é frequentemente detalhar, exemplificar, intensificar ou dar ênfase a um argumento ou descrição, tornando-o mais claro, concreto ou persuasivo.
Estratégias de Construção Textual: São os recursos e técnicas que um autor utiliza para organizar as ideias, desenvolver um argumento, descrever uma situação ou criar um efeito específico no leitor. Incluem o uso de figuras de linguagem (metáfora, comparação, enumeração, etc.), modos de organização (causa-consequência, comparação, etc.), tipos de discurso (direto, indireto), entre outros.
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.