ENEM 2018 segunda aplicação

Ocorre que a grande obra nunca é apenas a tradução do engenho e arte do seu autor, seja este escritor, filósofo, cientista, pintor, músico, arquiteto, escultor, cineasta. Em geral, a grande obra é também, ou mesmo principalmente, a expressão do clima sociocultural, intelectual, científico, filosófico e artístico da época, conforme se expressa em alguma coletividade, grupo social, etnia, gênero ou povo.

IANNI, O. Variações sobre arte e ciência. Tempo Social, n. 1, jun. 2004.

O fragmento define o que é uma grande obra de arte. Como estratégia de construção do texto, o autor faz uso recorrente de

a

enumerações para sustentar o ponto de vista apresentado. 

b

repetições para retificar as características do objeto descrito. 

c

generalizações para sintetizar as ideias expostas.

d

adjetivações para descrever a obra caracterizada.

e

sinonímias para retomar as características da atividade autoral.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Tempo médio
1 min

Resolução

A questão pede para identificar a estratégia de construção textual recorrente utilizada pelo autor no fragmento apresentado.

Passo 1: Leitura e Compreensão do Fragmento
Leia atentamente o trecho: "Ocorre que a grande obra nunca é apenas a tradução do engenho e arte do seu autor, seja este escritor, filósofo, cientista, pintor, músico, arquiteto, escultor, cineasta. Em geral, a grande obra é também, ou mesmo principalmente, a expressão do clima sociocultural, intelectual, científico, filosófico e artístico da época, conforme se expressa em alguma coletividade, grupo social, etnia, gênero ou povo."
O fragmento argumenta que uma "grande obra" não é só fruto do autor, mas também reflete o contexto (clima) da época e a coletividade.

Passo 2: Identificação de Estratégias Textuais
Observe como o autor desenvolve essa ideia. Note a presença de listas:

  1. Lista de tipos de autores: "escritor, filósofo, cientista, pintor, músico, arquiteto, escultor, cineasta".
  2. Lista de aspectos do clima da época: "sociocultural, intelectual, científico, filosófico e artístico".
  3. Lista de formas de coletividade: "coletividade, grupo social, etnia, gênero ou povo".

Passo 3: Análise da Função das Listas
Essas listas servem para exemplificar e dar concretude às afirmações gerais. Ao listar os tipos de autores, o autor reforça que a ideia se aplica a diversas áreas da criação. Ao listar os aspectos do clima e as formas de coletividade, ele detalha o que significa ser "expressão da época" e da "coletividade". Portanto, essas listas funcionam como exemplos que sustentam o ponto de vista do autor sobre a natureza de uma grande obra.

Passo 4: Relacionar a Estratégia com as Alternativas
A estratégia identificada é o uso de listas sequenciais de exemplos. Esse recurso é chamado de enumeração.

  • A) enumerações para sustentar o ponto de vista apresentado. Esta alternativa descreve exatamente o que observamos: o uso de listas (enumerações) para dar suporte à tese do autor.
  • B) repetições para retificar as características do objeto descrito. Não há repetições significativas com o propósito de corrigir (retificar) algo.
  • C) generalizações para sintetizar as ideias expostas. O texto parte de uma generalização ("a grande obra..."), mas a estratégia *recorrente* destacada pelas listas é a enumeração de exemplos, não a generalização em si como ferramenta de síntese interna do fragmento. As enumerações detalham, não sintetizam.
  • D) adjetivações para descrever a obra caracterizada. Embora haja adjetivos ("grande"), o recurso predominante não é a adjetivação descritiva.
  • E) sinonímias para retomar as características da atividade autoral. O autor lista diferentes tipos de autores, não sinônimos para a mesma atividade.

Passo 5: Conclusão
A estratégia recorrente e fundamental para a construção do argumento no fragmento é o uso de enumerações para exemplificar e sustentar a ideia principal. Portanto, a alternativa correta é a A.

Dicas

expand_more
Procure por sequências de palavras ou termos separados por vírgulas no texto.
Pense sobre qual o papel dessas listas: elas exemplificam, descrevem, repetem ou sintetizam?
Relacione a função dessas listas com a ideia principal que o autor está defendendo no fragmento.

Erros Comuns

expand_more
Confundir enumeração com generalização: O aluno pode pensar que, por falar de 'grande obra' em geral, a estratégia é a generalização, sem perceber que as listas servem para sustentar essa generalização.
Focar em palavras isoladas: O aluno pode notar o adjetivo 'grande' e escolher a alternativa D (adjetivações) sem considerar a estrutura geral do fragmento.
Interpretar mal o propósito das listas: Não perceber que as listas são exemplos que sustentam a ideia principal.
Não conhecer o termo 'enumeração' como recurso retórico.
Revisão

Enumeração: É uma figura de linguagem ou recurso retórico que consiste em listar ou apresentar sequencialmente elementos, ideias, características ou exemplos relacionados a um determinado tópico. A função da enumeração é frequentemente detalhar, exemplificar, intensificar ou dar ênfase a um argumento ou descrição, tornando-o mais claro, concreto ou persuasivo.

Estratégias de Construção Textual: São os recursos e técnicas que um autor utiliza para organizar as ideias, desenvolver um argumento, descrever uma situação ou criar um efeito específico no leitor. Incluem o uso de figuras de linguagem (metáfora, comparação, enumeração, etc.), modos de organização (causa-consequência, comparação, etc.), tipos de discurso (direto, indireto), entre outros.

Habilidade

Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar